Planejamento

Meses de alta e baixa temporada nas ilhas gregas

Veja quais são os meses de alta e baixa temporada nas ilhas gregas, e descubra quais são as melhores épocas para viajar para lá! A Grécia costuma receber muitos turistas o ano todo, mas abaixo citamos quais são os períodos mais cheios e quais são os mais “vazios”. Confira:

Praia em ilha grega

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

Meses de alta temporada nas ilhas gregas

A alta temporada nas ilhas da Grécia ocorre, sem dúvidas, durante o verão, entre os meses de junho, julho e especialmente agosto, quando acontece as férias escolares dos europeus. Durante esse período, as passagens aéreas e hotéis ficam mais caros em toda a Europa – já que, além das férias, o clima fica perfeito para os passeios. Por isso, há muito mais turismo nessa época, e tudo fica mais cheio e caro. Se o seu interesse é economizar, não planeje sua viagem para a Grécia no mês de agosto, porque é o mês mais quente, caro, e período de férias no Hemisfério Norte. O país fica cheio de turistas vindos da Europa, Ásia e América do Norte, que formam filas enormes nos pontos turísticos.

Verão nas ilhas gregas

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

Uma grande variedade de eventos culturais e festivais acontecem nas ilhas gregas. A maioria dos festivais é organizada no verão.

  • Junho
    – 07/06 – Dia de Pentecoste (feriado)
    – Festival Simi: esta festa reúne, de junho a setembro, concertos, teatro, narração de histórias e dança, estrelando artistas gregos e internacionais. Com epicentro na pequena ilha de Simi, os eventos se espalham por sete ilhas vizinhas: Astypalea, Halki, Kastellorizo, Karpathos, Kassos, Nissiros e Tilos.
  • Julho
    – Naxos Festival: o Festival de Naxos acontece todos os meses de julho e agosto na Torre de Bazeos, na ilha de Naxos. Inclui concertos musicais, apresentações de teatro, exposições de arte, palestras e oficinas de arte.
    – Festival Simi: esta festa reúne, de junho a setembro, concertos, teatro, narração de histórias e dança, estrelando artistas gregos e internacionais. Com epicentro na pequena ilha de Simi, os eventos se espalham por sete ilhas vizinhas: Astypalea, Halki, Kastellorizo, Karpathos, Kassos, Nissiros e Tilos.
    – Dionysia Wine Festival: o Festival do Vinho Dionysia, que costuma ocorrer em meados de julho, não é um grande evento, mas é divertido se você estiver na ilha de Naxos.
  • Agosto
    – 15/8 – Dormição de Maria (feriado): É uma das grandes festas da Igreja Ortodoxa e celebra a dormição ou morte da Virgem Maria.
    – Festival Megaro Gyzi: o Festival Megaro Gyzi acontece todo mês de agosto na ilha de Santorini, com concertos de música, performances, exposições de arte e palestras que acontecem no Centro Cultural Megaro Gyzi, em Fira.
    – Festival Simi: esta festa reúne, de junho a setembro, concertos, teatro, narração de histórias e dança, estrelando artistas gregos e internacionais. Com epicentro na pequena ilha de Simi, os eventos se espalham por sete ilhas vizinhas: Astypalea, Halki, Kastellorizo, Karpathos, Kassos, Nissiros e Tilos.

Dicas extras:

Festival Simi na Grécia

Meses de baixa-média temporada nas ilhas gregas

A baixa temporada nas ilhas ocorre basicamente durante todo o resto do ano, antes e após o verão, pelo menos no que diz respeito às ilhas gregas. A parte continental da Grécia, que inclui Atenas, costuma receber turistas o ano todo (e ainda mais no verão), mas as ilhas gregas funcionam em outro ritmo fora da estação mais quente, sendo pouco visitadas. No inverno, que vai de dezembro a fevereiro, certos estabelecimentos chegam a fechar! É a estação de mais baixa temporada, quando mais chove e neva – adversidades que acabam por atrapalhar alguns passeios.

Noite na Grécia

Se quiser curtir as ilhas gregas fora da alta temporada sem sofrer com o frio ou com os espaços fechados, visite-as nos meses de abril e maio, que precedem o verão, ou de setembro e outubro, que procedem o verão. São meses de média temporada, em que ainda há alguns turistas nas ilhas gregas (e mais ainda na Grécia continental), mas sem deixar os passeios/atrações lotados, com preços mais razoáveis e bom clima para curtir passeios como as praias.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • Janeiro
    – 01/01 – Ano-novo
     (feriado) – (clique para saber como a data é comemorada no país)
    – 06/01 – Epifania (feriado): conhecido por nós como o Dia de Reis, esta é a celebração dos gregos para o batismo de Cristo, simbolizando também o renascimento do homem.
  • Fevereiro
    – Carnaval (Karnavali): desfiles, bandas, fantasias, bebidas e danças marcam o Carnaval grego. Na ilha de Skyros, realiza-se a pagã “dança do cabrito”, que nos faz lembrar o carácter primitivo dionisíaco das festas. Creta tem suas próprias versões coloridas, enquanto nas ilhas Jônicas as festividades são mais italianas. As celebrações duram três semanas antes do início da Quaresma.
  • Março
    – Segunda-Feira Limpa (Clean Monday/feriado): este feriado religioso acontece 48 dias antes da Páscoa, e marca o início do Grande Jejum. Neste dia, o “Kathará Deftéra”, costuma-se comer frutos do mar e um tipo de pão chamado lagána.
    – 25/03 – Dia da Independência Grega (feriado nacional)
  • Abril
    – Páscoa (feriado com data móvel)
  • Maio
    – 01/05 – Dia do trabalho (feriado)
  • Setembro
    – Festival Simi: esta festa reúne, de junho a setembro, concertos, teatro, narração de histórias e dança, estrelando artistas gregos e internacionais. Com epicentro na pequena ilha de Simi, os eventos se espalham por sete ilhas vizinhas: Astypalea, Halki, Kastellorizo, Karpathos, Kassos, Nissiros e Tilos.
  • Outubro
    – 28/10 – Dia do Não (feriado nacional): dia que lembra e celebra a bravura dos gregos durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Dezembro
    – 25/12 – Natal (clique para saber como a data é comemorada no país)

Dicas extras:

Carnaval (Karnavali) na Grécia

Como achar passagens aéreas promocionais e super baratas para as ilhas gregas

O item mais caro da viagem (e onde você vai conseguir economizar mais dinheiro) para a Grécia é a passagem aérea. Vamos mostrar como conseguir passagens com preços incríveis e achar promoções excelentes com uma super ferramenta online. Como as opções de companhias aéreas e vôos para Atenas e toda a Europa são enormes, elas fazem sempre promoções e preços especiais a toda hora, para fisgar os clientes. Para encontrar essas passagens, a dica de ouro é usar uma ferramenta incrível que encontra e compara todas as passagens aéreas mais baratas e em promoção, em todas as datas dos próximos meses. Já achamos promoções sensacionais em voo direto para a Europa.

Cabine de avião para a Grécia

Se quiser conferir por si mesmo, basta acessar a ferramenta Buscador de passagens em promoção, digitar o destino e a quantidade de dias que pretende ficar por lá, e conferir as passagens mais baratas em todos os dias dos próximos meses, com um calendário que ainda indica quais os dias que possuem as passagens aéreas mais baratas. É sensacional! Você vai comprar passagens aéreas muito mais baratas e economizar muito na viagem à Europa. Damos uma dica: como as promoções mudam a toda hora, se achar uma boa, garanta a sua na hora. É muito comum, infelizmente, perder bons preços em passagens quando se “deixa para comprar depois”.

Como achar hotéis com preços incríveis na Grécia

Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem é usar esse Pesquisador de Hotéis na Grécia. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Atenas, das ilhas gregas, da Europa e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis.

Hotel com cancelamento gratuito

Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito, principalmente na região do centro, que é o melhor lugar para ficar e tem ótimas opções boas e baratas nesse site. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço na Inglaterra.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre os meses de alta e baixa temporada nas ilhas gregas, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Como usar o celular à vontade na Grécia?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.

Santorini, Grécia

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *