Grécia

Clima e temperatura na Grécia

Saiba como é o clima e a temperatura na Grécia de acordo com cada estação do ano, para se programar bem e curtir muito a sua viagem. Abaixo, damos detalhes sobre as variações de temperatura e muitas dicas:

Inverno em Mykonos

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem para a Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

O clima e temperatura das diferentes cidades da Grécia

Apesar da Grécia não ser um país tão grande em tamanho quanto o Brasil, você encontrará algumas variações de temperatura de acordo com a cidade em que estiver. O clima é quase sempre mais quente nas ilhas, e levemente mais frio no continente.

O mais comum é que os turistas visitem a capital grega e as ilhas gregas, por isso, se quiser, veja as nossas matérias específicas de clima em Atenas e a de clima em Santorini, ou clima em Mykonos. Abaixo, nós falamos de forma geral sobre o clima na Grécia:

1. Verão na Grécia – de 21 de junho a 23 de setembro

O verão na Grécia costuma ser marcado pelas altas temperaturas durante o dia, e as noites mais frescas. Ele vai de meados de junho a meados de setembro, e os termômetros chegam a bater 34ºC na capital e nas ilhas, enquanto a mínima fica em torno dos 21ºC.

As chuvas são bastante raras neste período, especialmente em julho e agosto. No entanto, nas ilhas gregas, pode-se ventar mais.

Verão em Atenas

  • O que levar na mala: se for viajar nessa época, lembre-se de levar roupas leves, protetor solar, boné e estar sempre com garrafinhas d’água na mão.
  • O que aproveitar: para além dos passeios tradicionais, você pode ir até às praias perto de Atenas, se estiver na capital, ou às praias das ilhas. E, principalmente quem tem pressão baixa, deve-se ter atenção redobrada e evitar fazer passeios ao ar livre entre 11h e 15h, como o passeio à Acrópole.
  • Eventos da estação: o verão também traz muitos eventos à cidade! Há a feira de arte Art-Athina e o Athens Technopolis Jazz Festival em junho; o festival de cinema ao ar livre Athens Open-Air Film Festival em julho; e as comemorações do August Full Moon Festival em agosto.

2. Inverno na Grécia

O inverno é o completo oposto do verão. O período que vai de meados de dezembro a meados de março, é marcado por chuvas constantes, e as temperaturas na capital ficam entre os 4ºC e 18ºC – ou, na ilhas gregas, entre 9ºC e 18ºC -, com clima úmido e chegando até a nevar na parte continental!

O período não é o ideal para viagens, pois você provavelmente não conseguirá curtir as praias, poderá ter que se isolar no hotel a depender do clima, e ainda terá menos horas de luz solar disponíveis.

Inverno em Atenas

  • O que levar na mala: casacos pesados, roupas de lã e sapatos que protegem e são impermeáveis! Lembre-se de manter os pés secos, usar luvas, cachecóis e gorros de qualidade.
  • O que aproveitar: sem dúvidas, é preferível fazer passeios em locais fechados durante o inverno. Opções não faltam, pois há muitos museus e casas noturnas tanto em Atenas quanto nas ilhas.
  • Eventos da estação: se estiver viajando em fevereiro, saiba que costuma haver por lá o International Comics Festival/Babel Festival, que reúne quadrinistas internacionais e ilustradores para promover essa forma de leitura, com palestras, exposições e concertos paralelos. Já em março, há a Independência (dia 25) e a Segunda-Feira Limpa (Clean Monday). feriado religioso acontece 48 dias antes da Páscoa, e marca o início do Grande Jejum. Neste dia, o “Kathará Deftéra”, costuma-se comer frutos do mar e um tipo de pão chamado lagána.

3. Primavera (de 21 de março a 21 de junho) e outono (de 23 de setembro a 21 de dezembro) na Grécia

Como o inverno conta com muitas chuvas e o verão pode ser quente demais para algumas pessoas – além de ser alta temporada – as melhores estações para visitar a Grécia são a primavera e o outono, especialmente nos meses de maio, setembro e outubro. Nessas épocas, as temperaturas são mais agradáveis, estando na casa dos 20ºC, e os dias têm mais horas de luz do sol.

Para quem quer aproveitar as praias, a dica é ir em setembro, quando o clima e temperatura na Grécia ainda é quente, e há menos turistas na ilha.

Outono em Santorini

Novembro já é um período mais chuvoso que os demais, e abril ainda carrega alguns resquícios do inverno, mas também são boas opções para fugir dos climas extremos. Depois de março, as chuvas começam a diminuir drasticamente, chegando a um máximo de 3 dias no mês de maio.

  • O que levar na mala: pode levar de tudo: camisetas, calças, shorts, casacos leves e médios… O sol forte não é um problema desta época, nem a chuva, portanto a mala só precisa estar equilibrada para o calor/frio que pode alternar ao longo dos dias. À noite, costuma ser fresco! Leve camisetas, calças, shorts e, quem sabe, até roupas de banho. Sapatos que não forem de tecido também são preferíveis.
  • O que aproveitar: na primavera, um passeio especial é pelos parques de Atenas. No outono, a dica é aproveitar para passear bastante pelos lugares fechados, como os museus, que ficam mais vazios e com filas menores nesta época de baixa temporada.
  • Eventos da estação: em maio/junho costuma ocorrer o Athens Technopolis Jazz Festival, encontro anual para os amantes do jazz e da música. Já em setembro, há a Feira do Livro de Atenas, e o Athens International Film Festival. Em outubro há um feriado nacional no dia 28, o Dia do Não.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura na Grécia, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial.

Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Garanta seus ingressos para a Grécia com antecedência!

Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que eles se esgotem meses antes!

Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios da Grécia e tire todas as suas dúvidas!

Acrópole de Atenas

Como usar o celular à vontade na Grécia?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!

Santorini, Grécia

Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre o clima e temperatura na Grécia.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *