Grécia

Principais cidades da Grécia

Confira a lista que preparamos com as principais cidades turísticas da Grécia para você conhecer este país da Europa. A Grécia é um dos destinos favoritos dos brasileiros, já que tem uma parte histórica e cultural rica, e algumas das praias mais belas do mundo. É um combo perfeito! Há muitas cidades magníficas para conhecer neste país, e abaixo nós citamos as principais delas:

Escadarias da Ilha de Santorini

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito na viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais. Agora, veja abaixo todas as dicas sobre as principais cidades da Grécia.

1. Atenas: a capital da Grécia

Atenas é a principal e mais conhecida cidade da Grécia. Ela carrega boa parte da história que moldou o mundo que conhecemos hoje, preservando vários espaços onde foram tomadas importantes decisões sociais e políticas. Uma vez nesta cidade, é obrigatória a visita à Acrópole, onde se encontram as famosas construções do Partenon e o Erecteion. Há ainda o Museu da Acrópole e o Museu Arqueológico, que expõem diversas obras da Grécia antiga, e lugares históricos como a Ágora Antiga e o Templo de Zeus Olímpico.

  • São dezenas de passeios, por isso não deixe de ver a nossa matéria de o que fazer em Atenas, onde reunimos as principais atrações da cidade.

Atenas: a capital da Grécia

2. Ilha de Santorini

Apesar de não ser uma cidade, e sim uma ilha, Santorini é tratada como uma das regiões mais visadas da Grécia. Banhada pelo Mar Egeu, a ilha é uma das mais distantes da parte continental da Grécia, e é marcada pelas casas brancas, ruas estreias em forma de labirinto e mar azul turquesa: o cenário perfeito para jantares românticos e muitas fotos. As principais cidades da ilha, que são para onde os turistas mais vão, são Fira (a capital) e Oia – as duas estão a apenas 12 km de distância. Vale conhecer ambas, já que a ilha não é muito grande e você consegue dar uma volta completa nela em menos de 3 horas de carro.

Ilha de Santorini

3. Ilha de Mykonos

Assim como Santorini, Mykonos é uma das regiões mais lembradas da Grécia, e aquela que está no imaginário de quem pensa no país. Sua principal cidade é Chora, conhecida também como “cidade de Mykonos”, onde você encontrará a parte mais antiga da ilha, com igrejas, ruas charmosas e estreitas e as clássicas casas brancas gregas. Vale conhecer aqui o edifício Town Hall, o Museu Arqueológico e a Igreja Panayia Paraportiani. Um pouco mais afastada está a praia Super Paradise, umas das mais bonitas da Grécia.

Ilha de Mykonos

4. Ilha de Creta

Creta acaba sendo lembrada sempre por ser a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mar Mediterrâneo. Por sua enorme extensão, ela apresenta uma grande variedade de paisagens, que vão de praias a sítios arqueológicos e aldeias antigas, bem como regiões mais simples e outras altamente luxuosas. A área de edifícios coloridos contrastando com o mar faz lembrar a relação do estado da Bahia, por exemplo, com o resto do Brasil.

Ilha de Creta

5. Ilha de Milos

Milos é uma ilha vulcânica que faz parte do grupo das Cíclades, no Mar Egeu. Foi lá que encontraram uma importante estátua de Afrodite, e outras dos deuses Asclépio, de Posidão e de um antigo Apolo – que hoje pode ser vista em Atenas. Na ilha de Milos, há a praia de Kleftiko, com rochedos naturais perfeitos e mar azul-turquesa hipnotizante. Mas não só isso: há grutas e desfiladeiros no local que são parada obrigatória. Visitar essa praia só é possível via barco, mas fique tranquilo pois há excursões diárias. Só não se esqueça de fazer uma reserva, especialmente se estiver viajando na alta temporada. O passeio à praia de Kleftiko, no geral, é imperdível!

Praia na Ilha de Milos

6. Ilha de Zaquintos

A ilha de Zaquintos preserva uma das praias mais bonitas do mundo: Navagio Beach, também conhecida por “Shipwreck”. Descoberta em 1980, essa praia tem um mar azul dos mais lindos da Grécia, e está escondida entre rochas que tornam o visual ainda mais belo. A praia também tem um navio naufragado na areia, da década em que foi descoberta, e costuma ficar cheia na época do verão europeu, no meio do ano. É uma praia imperdível!

Praia na Ilha de Zaquintos

7. Ilha de Corfu

Corfu faz parte das ilhas Jônicas, assim como Kefalônia, Lefkada e Zaquintos, e é uma das ilhas mais turísticas e visitadas da Grécia. Não é tão visitada quanto Mykonos ou Santorini, claro, mas certamente é uma ilha muito procurada por turistas. Ela tem um relevo cheio de montanhas acidentadas, duas importantes fortalezas da época em que foi dominada por venezianos, o grandioso Palácio de São Miguel e São Jorge, e um litoral cheio de resorts de luxo! Com muitas formações rochosas, o Canal d’Amour é um refúgio perfeito desta ilha. É possível nadar entre cavernas e túneis nessa praia, além de fazer mergulho com snorkel debaixo das águas cristalinas!

Mar na Ilha de Corfu

Outras cidades da Grécia

Existem diversas outras cidades que vale a pena conhecer na Grécia, como Tebas, uma cidade que era aliada a Esparta e preserva grande parte de sua arquitetura antiga, e Tessalônica, cidade portuária no golfo Termaico do mar Egeu, que preserva evidências de história romana, bizantina e otomana. Ainda, se tiver tempo, vale conhecer Cefalônia, que é uma das principais ilhas gregas e tem como diferencial as suas belas cavernas.

Praia de Navagio na Grécia

Conhecendo as principais cidades da Grécia de carro

O que nem todo mundo sabe é que, como a Grécia tem muitas ilhas, é possível chegar a todas elas via carro e ferry boat. Trata-se de uma opção tão incrível quanto os voos de avião, já que você aproveita todo o trajeto vendo de pertinho as belas paisagens das ilhas da Grécia, e conhece mais delas do que conheceria se estivesse indo apenas para uma dessas ilhas de avião.

Roteiro de carro pelas ilhas da Grécia

Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena. E ainda, se quiser já garantir a sua passagem para as ilhas gregas por um preço super barato, conheça o comparador de ferry boats mais famoso do mercado clicando aqui.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre as principais cidades da Grécia, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Usando o celular à vontade na Grécia

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.

Santorini, Grécia

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia

Tags:

2 comentários

  1. Meu marido e eu pretendemos passar 3 meses na Grécia, sempre na mesma cidade. Qual a cidade me sugerem? Fazemos isso em diversos países, para apreender a cultura, tentar viver o máximo como um local . Iríamos de setembro a novembro. Obrigada

    1. Olá, Katia!
      Com certeza será uma grande experiência, independente do que escolherem!
      É muito difícil definir uma cidade… Se vocês gostam de história, talvez o melhor seja ficar na própria capital, Atenas. De lá vocês terão muita facilidade para ir a outras cidades aos fins de semana, e pegar promoções até para as ilhas.
      Na nossa opinião, no entanto, o mais diferente mesmo seria escolher uma ilha para esses três meses. O estilo de vida é muito diferente quando se mora em ilhas! Nesse caso, Mykonos é a mais bonita e uma das mais próximas de Atenas, e Creta é a mais distante e a maior delas (é realmente bem maior, ou seja, tem mais diversidade de coisas pra fazer). Se tiverem mais dúvidas, não hesitem em nos escrever! E nos contem depois qual foi a que escolheram 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *