Atenas

O que fazer em Atenas

Confira aqui dicas de o que fazer em Atenas e descubra passeios incríveis e imperdíveis para fazer na capital da Grécia. Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo, e carrega uma carga histórica enorme. Por isso, espere ver por aqui muitos museus e vestígios de arquitetura antiga que moldaram a nossa cultura, sociedade e arte de hoje em dia. Se você está programando uma viagem para esta cidade, ou tem interesse em descobrir o que pode fazer em Atenas, confira as nossas indicações:

Atenas, na Grécia

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito na Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais. Agora, veja abaixo todas as dicas sobre o que fazer em Atenas.

Visitar a Acrópole de Atenas

O principal ponto turístico de Atenas é a Acrópole. Trata-se de uma das mais famosas edificações do mundo antigo, que fica sobre uma colina rochosa a 150 metros acima do nível do mar, e foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do governante Péricles. As acrópoles da Antiga Grécia eram as “cidades altas”, e precisavam sempre ser construídas no ponto mais elevado das cidades, servindo como proteção contra invasores de cidades inimigas.

Acrópole de Atenas

Mais tarde, essas construções passaram a ser sedes administrativas civis ou religiosas. Se você tiver mais tempo em sua viagem, vale conhecer também a Colina Filopapo, acessível através de uma rota atrás da Acrópole. Lá você terá uma vista privilegiada da cidade e do pôr do sol.

Ver o Partenon de Atenas

O Partenon, ou Partenão, foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. também por iniciativa de Péricles. Trata-se do mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga, que representa a arquitetura grega e sua democracia. O Ministério da Cultura e Turismo grego tem um programa de restauração e reconstrução para assegurar a estabilidade dessa estrutura, que ainda mantém esculturas decorativas construídas há muitos séculos.

Partenon de Atenas

Explorar o Museu da Acrópole

O Museu da Acrópole é um museu arqueológico fundado em 1863 que abriga uma acervo de achados arqueológicos da própria Acrópole. Lá você encontrará esculturas clássicas e objetos dedicados ao culto de Atena e Àrtemis, bem como peças de uso cotidiano e utensílios usados nas Guerras Médicas, em 480 a.C.

Museu da Acrópole de Atenas

Passear pelo bairro de Plaka

Plaka é o bairro mais antigo, atrativo, colorido e turístico de Atenas. Suas ruas de passagens estreitas e de arquitetura branquinha reproduzem, sem dúvidas, o autêntico visual grego. Aqui você encontrará muitos restaurantes, bares e lojinhas, além de pontos turísticos como a Anafiotika, Arco de Adriano, o templo de Eleusínio, o Museu de Arte Popular Grega e a Igreja de Agioi Anargyroi. Uma visita a este bairro não pode estar de fora da sua lista de o que fazer em Atenas.

Bairro de Plaka em Atenas

Conhecer o Templo de Zeus Olímpico

Este ponto turístico de Atenas também é conhecido por Olimpeu, e é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus – o rei dos deuses do Olimpo. Sua construção começou no século VI a.C. e, na época, foi considerado o templo mais importante da cidade. Das 104 colunas originais, 16 permanecem de pé. E, bem ao lado dele, você confere o famoso Arco de Adriano, uma homenagem ao imperador romano de mesmo nome.

Templo de Zeus Olímpico em Atenas

Conhecer a Ágora de Atenas e a Ágora Romana

Existiram duas Ágoras em Atenas, que eram espaços abertos com prédios importantes da vida política e social: a Ágora Antiga de Atenas, do século VI a.C. (onde também fica a Igreja dos Santos Apóstolos, com afrescos originais, e o Templo de Hefesto, o templo grego antigo mais bem preservado do mundo), e a Ágora Romana, do século I a.C. (onde também fica a famosa Biblioteca de Adriano). Localizadas no bairro de Plaka, as duas estão próximas uma da outra e foram palco de grande decisões da política, religião e esporte e cultura.

Ágora Romana em Atenas

Explorar o bairro de Syntagma

Essa região leva esse nome pois é aqui que fica a Praça Syntagma, onde está o parlamento grego, e onde acontece a troca de guardas. É uma região central bastante movimentada, recebendo eventos e sendo até palco de manifestações. À noite, recomenda-se apenas ficar atento com os batedores de carteira. Bem perto do parlamento fica o Jardim Nacional, que é quase como um oásis de Atenas, tendo 160 mil m² e mais de 500 espécies de plantas.

Bairro de Syntagma em Atenas

Visitar o Estádio Panatenaico

O Estádio Panatenaico é um dos mais antigos do mundo, tendo sido construído em 566 a.C. O local é histórico, pois foi usado como palco dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, preservando seus bancos mármore e outras estruturas.

Estádio Panatenaico em Atenas

Subir o Monte Licabeto

O Monte Licabeto é o ponto mais alto de toda a Atenas, estando a 277 metros acima do nível do mar. Para subir ele, é preciso pegar um funicular no bairro de Kolonaki, em uma viagem super interessante. Lá do alto dá para ter uma vista de toda a cidade, além de o local abrigar uma capela e alguns restaurantes com culinária típica grega.

Monte Licabeto

Viajar até os templos de Poseidon e Atenas ou até a praia

Se você pretende ficar mais do que quatro dias em Atenas, vale a pena viajar 65 km até Cabo Sunion e conhecer duas das estruturas mais incríveis da Grécia: o Templo de Poseidon e o Templo de Atenas. Os dois ficam simplesmente às margens do Mar Egeu, que por si só já é um ponto turístico.

Templo de Poseidon

Outra dica também é conhecer a região litorânea da cidade, parando em uma de suas praias incríveis. Recomendamos uma visita à praia Kavouri Beach, especialmente se estiver viajando no verão.

Kavouri Beach

Fazer compras em Atenas

Fazer compras na Grécia é sempre uma boa ideia, uma vez que o país oferece produtos de uma cultura única, com preços bastante justos. Em Atenas você encontrará desde mercados de pulgas até lojas das marcas mais caras do mundo. Na região de Plaka e na Praça Monastiraki, por exemplo, você encontra muitos mercadinhos e vendedores ambulantes com artigos únicos. Já na Rua Ermou, no centro da capital grega, você encontrará lojas de marcas como Zara, Nike, Spehora e muito mais. Para quem quiser comprar artigos ainda mais de luxo, a dica é ir à rua Voukourestiou, em Kolonaki, que oferece marcas como Louis Vuitton, Prada, Bulgari, Rolex etc.

Voukourestiou, em Kolonaki

As lojas normalmente ficam abertas em Atenas de segundas a sábados, das 9h às 21h, por isso programe-se para fazer suas compras nesses dias e horários. No geral, vale a pena comprar joias de ouro e prata na cidade, além de artesanatos e, claro, alimentos gregos (como azeite, azeitona, mel, vinhos, temperos etc). Neste último caso, a dica é não deixar de passar no Mercado Central, que também é um ponto turístico da cidade.

Curtir a noite em Atenas

Alguns bairros de Atenas ficam ainda mais movimentados quando o sol de põe. Assim como os brasileiros, os gregos adoram curtir a noite em bares, restaurantes e baladas, e por isso há várias opções para aproveitar o final do dia. Monastiraki é um bom bairro para encontrar restaurantes modernos e badalados, assim como Plaka. A Venue é uma opção de balada famosa entre os jovens, que toca música eletrônica, enquanto Six Dogs é um bar balada mais conhecido e frequentado por turistas. Quem prefere um bar a céu aberto pode ir ao The Fouar Bar; ou optar por um lugar “mais latino”, como o Latin Jazz. Amantes de gin ainda podem curtir diferentes estilos da bebida no Gin Joint. São dezenas de opções e com certeza você encontrará alguma que se aproxime mais do que você procura.

Venue Club em Atenas

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Atenas, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos de Atenas são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro na cidade. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato em Atenas, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Usando o celular à vontade na Grécia

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade em Atenas. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *