Creta

Como é e o que fazer no inverno em Creta

Saiba como é e o que fazer no inverno em Creta, a maior ilha da Grécia! Indicamos alguns passeios para fazer nessa época, e lugares fechados interessantes para você se proteger do frio. A ilha costuma ser mais visitada durante o verão europeu, quando o tempo é mais agradável para passear, mas ainda há o que aproveitar caso você viaje no inverno. Confira:

Noite em Creta

Se você vai viajar para Creta, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito na sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

Como é o clima de inverno em Creta?

O inverno em Creta estende-se de meados de dezembro a meados de março, e é marcado por chuvas constantes. As temperaturas neste período ficam entre os 9ºC  e 18ºC, e o clima é marcado por muitas chuvas, especialmente em dezembro e janeiro. Mas, para além disso, os dias ficam mais curtos no inverno (há cerca de 9h30 de luz solar diariamente), e muitos hotéis, lojas e restaurantes fecham suas portas, já que esta é a baixa temporada para eles. Mas, ainda assim, pode ser uma boa experiência para quem prefere o frio, dentre os climas em Creta, ou busca uma viagem diferenciada, longe dos tradicionais roteiros turísticos.

Clima de Creta ao longo do ano

Como é a baixa temporada em Creta?

Durante a inverno, considerado baixa temporada em Creta, a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes da ilha fecham (e, por isso, os preços de hospedagem chegam a cair até 50%). O lado negativo, obviamente, é que você pode se deparar com algum estabelecimento  que gostaria de visitar, fechado. No entanto, os preços são bem mais baratos, de forma geral, e a ilha fica MUITO mais vazia e calma/serena, lhe dando mais liberdade para passear, tirar fotos etc.

Dicas de o que fazer no inverno em Creta

Confira os passeios alternativos para fazer no inverno, caso você esteja viajando nessa temporada para Creta:

1. Passear de barco por Chania

É muito comum que, da região de Chania, saiam barcos que fazem passeio por volta de toda a ilha e lhe revelam paisagens incríveis, que você não consegue apreciar estando em terra firme. Vale a pena, e você consegue se abrigar dos ventos mais frios!

Passear de barco por Chania

2. Conhecer o Cânion Samaria

Uma das maiores atrações da ilha de Creta é a trilha do Cânion Samaria, que tem 16 km de comprimento e vai de Omalo a Agia Roumelo. O passeio pode ser organizado por guias (o que nós recomendamos) ou por conta própria, e dura cerca de 8h30, a depender do ritmo de cada um. Há fontes de água ao longo da trilha, mas recomendamos que você leve uma garrafinha d’água e alimentos para sustentar a caminhada – além de papel higienico para usar os banheiros públicos da trilha.

Cânion Samaria em Creta

3. Praias no inverno em Creta

O inverno é uma época fantástica para visitar os lugares mais populares da ilha, que ficam totalmente cheios no verão. Você pode estar nas praias de Knossos, Balos ou Elafonisi sozinho! As praias ficarão desertas, mesmo nos dias mais raros de sol, mas a água fica bem fria. Aproveite para caminhar e fazer um pique-nique por lá.  É curioso pois Creta é um dos poucos lugares onde você pode caminhar na neve pela manhã e estar na praia à tarde.

  Praias no inverno em Creta

4. Explore os museus arqueológicos da ilha

Um ótimo passeio para o inverno em Creta é passear pelos museus. O mais famoso é o Museu Arqueológico de Heraklion, considerado um dos museus mais importantes da Europa. A coleção inclui tesouros das civilizações minóicas e uma reprodução em escala do Palácio de Knossos.

Museu Arqueológico de Heraklion

Já o Museu Arqueológico de Chania está atualmente instalado em uma bela igreja antiga que virou mesquita e museu, e abriga um coleção de objetos históricos de Creta ocidental que datam do período neolítico, com grande ênfase nos períodos minóico e romano. Por fim, há o Museu Arqueológico de Rethymno, que é menor e mais rápido de ver, mas ótimo para ver objetos da época romana encontrados na área de Rethymnon.

5. Comemore no Mercado de Natal de Heraklion

Se estiver em Creta em dezembro, não deixe de ir a Heraklion e conferir o Mercado de Natal que a cidade promove. Embora pequenino, o mercado tem um rinque de patinação para crianças, barracas com artesanato local à venda, comidas típicas e um cenário alegre e festivo.

Mercado de Natal de Heraklion

6. Esquiar nas montanhas de Creta

Nem todo mundo sabe, mas Creta tem montanhas em que neva durante alguns dias de inverno, e é justamente nesses dias que recomendamos que se vá esquiar ou fazer alpinismo na região. Para isso, é preciso ter fôlego e estar com o equipamento certo, portanto se planeje!

Montanhas de Creta

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre como é e o que fazer no inverno em Creta, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Como usar o celular à vontade na Grécia?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.

Santorini, Grécia

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer*/

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *