Grécia

Como andar e se locomover na Grécia

Saiba como andar e se locomover pelas cidades e ilhas da Grécia. Confira abaixo quais são os meios de transporte disponíveis em cada região:

Bandeira da Grécia

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

Como se locomover na Grécia continental:

– Carro

Uma das melhores opções para se locomover na Grécia é com um carro, e por isso muitos brasileiros optam por alugar um carro, especialmente em Atenas. Assim, você consegue ir para regiões mais distantes, como o interior da Grécia, ou visitar a Macedônia, praias próximas, e até ir para as ilhas gregas dirigindo, já que o sistema de ferry boat funciona super bem por lá. Se você pretende alugar um carro em Atenas, saiba que a gasolina custa cerca de 1,50 euros o litro.

Carro na Grécia

Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber e dicas para conseguir preços incríveis usando comparadores de preços. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena. Com o carro você ainda tem a flexibilidade de poder ir a qualquer lugar, a hora que quiser, levando consigo suas compras do dia.

– Ônibus

O ônibus é um meio de transporte muito comum na Grécia, mas ele não oferece muitas linhas e costuma ser mais lento. Mesmo em Atenas, que é a principal cidade, as rotas vão da 5h até meia-noite, e o valor da passagem de ônibus é de cerca de 1,40 euros. Já o metrô é uma boa opção para circular pelos pontos turísticos. Apesar de não ser o meio de transporte mais limpo ou confortável, ele atende aos pontos mais famosos da capital, como a Acrópole. Você só não conseguirá ir para áreas um pouco mais afastadas, nem para outras cidades, com tanta segurança.

– Táxi

É possível pegar táxi de todos os principais pontos turísticos na Grécia, mas a opção é uma das mais caras, uma vez que trata-se de um serviço turístico em uma cidade muito turística. Se for pegar um táxi, lembre-se de ter dinheiro trocado, pois eles costumam não ter troco para notas altas. E fique de olho nos taxímetros: certifique-se de que ele está ligado e zerado quando entrar no carro. Também evite pegar táxi na rua; sempre peça para o hotel, o restaurante, ou até o museu do qual você está chamar o táxi.

Táxi na Grécia

Já o app Uber também existe em Atenas, mas não é tão bom e famoso por lá como é no Brasil e em outras partes do mundo. Em 2018, ele chegou a ser banido da Grécia, e desde então os turistas e moradores têm usado aplicativos de táxis comuns.

Como se locomover nas ilhas gregas:

– Carro

Assim como na Grécia continental, o carro é um meio de transporte muito interessante para conhecer as ilhas gregas. Isso porque as ilhas gregas são realmente grandes, com praias paradisíacas e pontos turísticos de norte a sul, e de leste a oeste. São viagens que, sem um carro, fica difícil de fazer (além de custoso, tanto na questão de dinheiro, quanto de tempo de viagem). Por isso nós sempre recomendamos o aluguel de carro, para ter mais conforto na viagem e acesso às áreas de mais difícil acesso da ilha.

– Ferry boat

Para viajar de uma ilha a outra, ou da parte continental da Grécia para as suas ilhas, o meio de transporte mais usado é o ferry boat. Trata-se de uma opção barata e que permite que você economize muito na viagem, aproveitando todo o visual do trajeto que o ferry faz. Se você tiver a oportunidade de fazer essa viagem, nós recomendamos muito! Os ferries são gigantes, e você pode viajar dentro dele de pé ou com seu carro. Se quiser ver todas as ofertas de ferry boat da Grécia, para encontrar a que melhor se encaixa com a sua agenda e bolso, basta clicar aqui. Trata-se do maior comparador de ferry boat do mercado; um site que é super seguro e usado por turistas de todo o mundo (inclusive, por nós!).

Ferry boat na Grécia

– Ônibus

O ônibus também é relativamente comum nas ilhas gregas, ainda mais por não haver metrô. Mas, como em Atenas, ele não oferece tantas linhas. Eles contam com ar-condicionado e te levam a boa parte das ilhas, mas não a todas as praias ou pontos turísticos. Ainda assim, é a opção mais barata dentre as formas de como andar dentro das ilhas gregas, com bilhetes custando uma média de 1,80 euros.

– Táxi

É possível pegar táxis do centro turístico das principais ilhas gregas e de hotéis, mas a opção é uma das mais caras. A “bandeira inicial” do táxi custa 7 euros, e cada quilômetro rodado é cerca de 1 euro. Também lembre-se de combinar com eles caso vá às praias mais distantes, ou anotar o número de telefone um táxi quando tiver que voltar de regiões mais afastadas. Já o app Uber não existe em praticamente nenhuma ilha grega.

– Moto/scooter/quadriciclo

Algumas ilhas, como Mykonos, oferecem outras formas diferenciadas de meio de transporte para os turistas. Para quem sabe pilotar motos/scooters, é possível alugá-las por dia – mas você não terá a facilidade do porta-malas e os custos são bem semelhantes aos dos carros, por dia. Há, ainda, a possibilidade de aluguel de quadriciclos em Mykonos, que são mais fáceis de dirigir. Apesar de também serem pequenos, alguns deles tem caixas na parte traseira, que servem de “porta-malas”. O preço, no entanto, é ainda maior: custa cerca de 70 euros por dia na alta temporada.

Como andar de moto/scooter em Mykonos

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre como andar e se locomover na Grécia, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Garanta seus ingressos para a Grécia com antecedência!

Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que eles se esgotem meses antes! Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios da Grécia e tire todas as suas dúvidas!

Acrópole de Atenas

Como usar o celular à vontade na Grécia?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.

Santorini, Grécia

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *