Todas as dicas de viagem da Grécia

Todas as dicas de viagem da Grécia

Saiba todas as principais dicas para se organizar na viagem para a Grécia! São dicas sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios, compras, pontos turísticos, vida noturna e tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem dos sonhos:

Flea Market, Atenas

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

1. Dicas de quando viajar para a Grécia

Se você não faz ideia de quando ir para a Grécia, confira como são as estações e meses por lá para definir o que se adequa mais ao seu perfil:

Quando é alta temporada?

A alta temporada na Grécia ocorre, sem dúvidas, durante o verão europeu, entre os meses de junho, julho e especialmente agosto, quando acontece as férias escolares dos europeus. Durante esse período, as passagens aéreas e hotéis ficam mais caros em toda a Europa – já que, além das férias, o clima fica perfeito para os passeios.

Se o seu interesse é economizar, não planeje sua viagem para a Grécia no mês de agosto, porque é o mês mais quente, caro, e período de férias no Hemisfério Norte.

Se estiver viajando entre maio e setembro, lembre-se de levar na mala roupas leves, protetor solar, óculos escuros e bonés ou chapéus, além de estar SEMPRE com garrafinhas d’água na mão. O verão na Grécia não é brincadeira, e principalmente em julho e agosto, há até risco de pegar insolação! Portanto, se proteja.

Verão: Melhor época para viajar para Atenas?

Eventos e feriados importantes dessa época:

  • Junho
    – 07/06 – Dia de Pentecoste (feriado)
    – Art-Athina: todos os anos, normalmente entre maio e junho, acontece essa feira de arte contemporânea internacionalmente famosa (e uma das mais antigas da Europa!) voltada para amantes da arte. Costuma atrair muitos turistas para a cidade.
    – Rockwave Festival: festival de música de três dias que acontece todo mês de junho em Malakasa, a 40 km de Atenas. Recebe bandas e músicos internacionais e locais, com shows com shows o dia todo.
    – Athens Technopolis Jazz Festival: realizado no final de maio/início de junho, o Festival de Jazz de Atenas Technopolis é o encontro anual para os amantes do jazz e da música. O intuito é apresentar ao público talentos internacionais e locais do jazz, do clássico ao funk e Afropop.
  • Julho
    – Athens Open-Air Film Festival: em julho costuma ocorrer o Festival de Cinema ao Ar Livre de Atenas, em que exibições de filmes e eventos culturais acontecem por toda a capital nos cenários urbanos mais exclusivos aos mais icônicos (como parques, praças, pátios de museus etc).
  • Agosto
    – 15/8 – Dormição de Maria (feriado): É uma das grandes festas da Igreja Ortodoxa e celebra a dormição ou morte da Virgem Maria.
    – August Full Moon Festival: todos os anos, em agosto, Atenas celebram a lua cheia “mais brilhante do ano” com vários eventos. Monumentos e locais permanecem abertos gratuitamente por mais tempo, há shows gratuitos em vários museus da cidade e muito mais.

Acrópole de Atenas no verão

Quando é baixa temporada?

A baixa temporada na Grécia ocorre basicamente durante no inverno, que vai de dezembro a fevereiro – quando estabelecimentos menores chegam a fechar durante todo o período das festas de fim de ano! É a estação em que mais chove e neva, adversidades que acabam por atrapalhar alguns passeios.

Se quiser curtir a Grécia fora da alta temporada sem sofrer com o frio ou com os espaços fechados, visite o país nos meses de abril e maio, que precedem o verão, ou de setembro e outubro, que procedem o verão. São meses de MÉDIA temporada, em que ainda há alguns turistas na Grécia, mas sem deixar os passeios/atrações lotados, com preços mais razoáveis e bom clima para curtir o dia.

Cabine de avião para a Grécia

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • Janeiro
    – 01/01 – Ano-novo
     (feriado) – (clique para saber como a data é comemorada no país)
    – 06/01 – Epifania (feriado): conhecido por nós como o Dia de Reis, esta é a celebração dos gregos para o batismo de Cristo, simbolizando também o renascimento do homem.
  • Fevereiro
    – International Comics Festival/Babel Festival: desde 1996, esse festival de três dias reúne quadrinistas internacionais e ilustradores para promover essa forma de leitura, com palestras, exposições e concertos paralelos. Sua última edição ocorreu em fevereiro, mas a data pode mudar a cada ano.
  • Março
    – Segunda-Feira Limpa (Clean Monday/feriado): este feriado religioso acontece 48 dias antes da Páscoa, e marca o início do Grande Jejum. Neste dia, o “Kathará Deftéra”, costuma-se comer frutos do mar e um tipo de pão chamado lagána.
    – 25/03 – Dia da Independência Grega (feriado nacional)
  • Abril
    – Páscoa (feriado com data móvel)
  • Maio
    – 01/05 – Dia do trabalho (feriado)
    – Athens Technopolis Jazz Festival: realizado no final de maio/início de junho, o Festival de Jazz de Atenas Technopolis é o encontro anual para os amantes do jazz e da música. O intuito é apresentar ao público talentos internacionais e locais do jazz, do clássico ao funk e Afropop.
  • Setembro
    – Athens International Film Festival: neste festival, que costuma ocorrer entre setembro e outubro, se apresenta uma seleção cuidadosamente escolhida de mais de 100 filmes independentes, documentários e estreias de todo o mundo para o público grego.
    – Athens Book Fair: a Feira do Livro de Atenas é organizada todos os anos, ao longo de algumas semanas, com centenas de barracas montadas no Zappeion. Visitantes podem navegar pelas páginas de clássicos da literatura grega, best-sellers e novos lançamentos. Também há atividades como exposições e leituras de livros.
  • Outubro
    – 28/10 – Dia do Não (feriado nacional): dia que lembra e celebra a bravura dos gregos durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Dezembro
    – 25/12 – Natal (clique para saber como a data é comemorada no país)

Atenas no inverno

2. Dicas para a hospedagem na Grécia: como escolher onde ficar

De antemão, é bom saber que existem regiões melhores e piores para se hospedar em cada destino. Confira quais são essas regiões:

– Como escolher sua hospedagem economizando:

Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem é usar esse Pesquisador de Hotéis na Grécia. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Atenas, das ilhas gregas, da Europa e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis.

Hotel com cancelamento gratuito

Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito, principalmente na região do centro, que é o melhor lugar para ficar e tem ótimas opções boas e baratas nesse site. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um.

Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço na Europa.

3. Dicas para fazer seu seguro de viagem (obrigatório)

O seguro viagem é a garantia de que, se você tiver qualquer problema na Europa, estará completamente seguro e coberto de toda a assistência necessária.

Ele é super barato (muito mais do que as pessoas imaginam!) e nele já está incluso assistência médica, assistência odontológica, seguro contra roubos e até perda ou extravio de bagagem, dentre muitas outras coberturas. E, por fazer parte do Tratado de Shengen, na Grécia é obrigatório ter um seguro viagem.

Bandeira da Grécia

Existe um comparador de preços que nós sempre usamos pois encontra muitas promoções e preços são imbatíveis. É um comparador que tem as melhores seguradoras da Europa e do mundo, e mostra todos os preços para você escolher a melhor opção. Se quiser fazer sua pesquisa é só clicar aqui em comparador de seguro viagem. De forma segura, você conseguirá encontrar as melhores opções em um clique.

  • Quanto antes reservar, mais barato você vai pagar, sem falar que sai muito mais barato do que contratar um seguro através de agências de viagem, e você pode parcelar em até 12 vezes no cartão.

Seguro Viagem - Mala de Viagem

4. Dicas para se locomover na Grécia

Andar pela Grécia pode ser uma experiência à parte. Andar por Atenas, por exemplo, é completamente diferente de andar pelas ilhas gregas, onde você é praticamente obrigado a ter um carro (ou a desembolsar muito dinheiro com transportes privados).

– Como é andar de carro pela Grécia

Uma das melhores opções para se locomover em Atenas, e principalmente em qualquer ilha grega, é com um carro – especialmente para casais, famílias e grupos, que economizam bastante usando ele. Muitos brasileiros optam por alugar um carro pois assim conseguem ir para regiões mais distantes, como o interior da Grécia, e andar pelas ilhas gregas dirigindo, já que há o sistema de ferry boat.

E o aluguel sai muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena!

Carro na Grécia

– Como é andar de transporte público

O ônibus é um meio de transporte muito comum na Grécia, mas ele não oferece muitas linhas (independente do destino) e costuma ser mais lento. As rotas vão da 5h até meia-noite, e o valor da passagem de ônibus é de cerca de 1,40 euros.

Em Atenas ainda há o metrô, que é um pouco melhor: apesar de não ser o meio de transporte mais limpo ou confortável, ele atende aos pontos mais famosos da capital, como a Acrópole.

Existem três tipos de tickets para o transporte público em Atenas:

  • O Ath.ena Ticket, que é o mais simples e pode ser comprado na máquina do metrô
  • O Ath.ena Card anônimo, que é de plástico, mas tem os mesmos benefícios
  • O Ath.ena Card personalizado, que também é de plástico, é comprado online, tem foto/nome do dono e suas passagens custam metade do preço, além de haver a possibilidade de usar por 30 dias.

O preço deles é diferente, claro, mas todos os três tickets são recarregáveis em máquinas do metrô (no caso do primeiro ticket, é preciso “esgotar” as passagens antes de recarregar o bilhete). Lembre-se de que, para ir e voltar do aeroporto, é preciso usar um bilhete especial, que é mais caro.

Mas em relação às ilhas, de fato, é um transporte público não muito bom, pois além da frequência baixa, ele não chega a várias praias e pontos turísticos imperdíveis que são mais afastados ou em colinas.

Ônibus em Atenas

– Como é usar transfer na Grécia

O serviço de transfer é ótimo especialmente para sair do aeroporto de qualquer destino grego, se você estiver viajando em família ou grupo grande. Com antecedência, você consegue escolher o lugar de partida e destino deste serviço, o carro ideal (considerando o número de suas malas) e já deixar tudo pago.

Outra vantagem é que, se você não for fluente no idioma local, nem precisará se preocupar em explicar para onde vai, visto que o motorista já sabe o destino que você reservou no site. É bem prático e seguro! Podemos dizer que o transfer funciona como uma espécie de Uber para os viajantes, mas com muita segurança, qualidade e pontualidade.

  • Qual a diferença para os táxis? O transfer acaba saindo mais barato do que o táxi, além de você não precisar esperar em filas e correr o risco de perder tempo. Infelizmente, em toda cidade turística, sempre há relatos de turistas que sofrem o golpe dos taxistas, que cobram muito a mais ou fazem percursos muito maiores, o que é muito desagradável.

Serviço de transfer em Atenas na Grécia

– Como é andar de táxi na Grécia

É possível pegar táxi de todos os principais pontos turísticos em Atenas e dos aeroportos das ilhas gregas, mas a opção é uma das mais caras, uma vez que trata-se de um serviço turísticos em uma cidade muito turística. Se for pegar um táxi, lembre-se de ter dinheiro trocado, pois eles costumam não ter troco para notas altas. E fique de olho nos taxímetros: certifique-se de que ele está ligado e zerado quando entrar no carro.

Também evite pegar táxi na rua; sempre peça para o hotel, o restaurante, ou até o museu do qual você está chamar o táxi. Já o app Uber também existe em Atenas, mas não é tão bom e famoso por lá como é no Brasil e em outras partes do mundo. Em 2018, ele chegou a ser banido da Grécia, e desde então os turistas e moradores têm usado aplicativos de táxis comuns.

Táxi em Atenas

5. Dicas do que conhecer na Grécia

A Grécia tem VÁRIOS destinos completamente paradisíacos, cada um com a sua identidade, praias maravilhosas e pontos turísticos históricos. Saiba mais sobre alguns dos principais destinos gregos e o que você encontra em cada um deles:

– Atenas: a capital da Grécia

Atenas é a principal e mais conhecida cidade da Grécia. Ela carrega boa parte da história que moldou o mundo que conhecemos hoje, preservando vários espaços onde foram tomadas importantes decisões sociais e políticas. Uma vez nesta cidade, é obrigatória a visita à Acrópole, onde se encontram as famosas construções do Partenon e o Erecteion. Há ainda o Museu da Acrópole e o Museu Arqueológico, que expõem diversas obras da Grécia antiga, e lugares históricos como a Ágora Antiga e o Templo de Zeus Olímpico.

  • São dezenas de passeios, por isso não deixe de ver a nossa matéria de o que fazer em Atenas, onde reunimos as principais atrações da cidade.

Atenas: a capital da Grécia

– Ilha de Santorini

Apesar de não ser uma cidade, e sim uma ilha, Santorini é tratada como uma das regiões mais visadas da Grécia. Banhada pelo Mar Egeu, a ilha é uma das mais distantes da parte continental da Grécia, e é marcada pelas casas brancas, ruas estreias em forma de labirinto e mar azul turquesa: o cenário perfeito para jantares românticos e muitas fotos.

As principais cidades da ilha, que são para onde os turistas mais vão, são Fira (a capital) e Oia – as duas estão a apenas 12 km de distância. Vale conhecer ambas, já que a ilha não é muito grande e você consegue dar uma volta completa nela em menos de 3 horas de carro.

Ilha de Santorini

– Ilha de Mykonos

Assim como Santorini, Mykonos é uma das regiões mais lembradas da Grécia, e aquela que está no imaginário de quem pensa no país. A ilha é um destino jovem e de festas diurnas, mas que também preserva toda a sua identidade grega mais clássica.

Sua principal cidade é Chora, conhecida também como “cidade de Mykonos”, onde você encontrará a parte mais antiga da ilha, com igrejas, ruas charmosas e estreitas e as clássicas casas brancas gregas. Vale conhecer aqui o edifício Town Hall, o Museu Arqueológico e a Igreja Panayia Paraportiani. Um pouco mais afastada está a praia Super Paradise, umas das mais bonitas da Grécia.

Ilha de Mykonos

– Ilha de Creta

Creta acaba sendo lembrada sempre por ser a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mar Mediterrâneo. Por sua enorme extensão, ela apresenta uma grande variedade de paisagens, que vão de praias a sítios arqueológicos e aldeias antigas, bem como regiões mais simples e outras altamente luxuosas. A área de edifícios coloridos contrastando com o mar faz lembrar a relação do estado da Bahia, por exemplo, com o resto do Brasil.

Ilha de Creta

– Ilha de Milos

Milos é uma ilha vulcânica que faz parte do grupo das Cíclades, no Mar Egeu. Foi lá que encontraram uma importante estátua de Afrodite, e outras dos deuses Asclépio, de Posidão e de um antigo Apolo – que hoje pode ser vista em Atenas. Na ilha de Milos, há a praia de Kleftiko, com rochedos naturais perfeitos e mar azul-turquesa hipnotizante. Mas não só isso: há grutas e desfiladeiros no local que são parada obrigatória.

Visitar essa praia só é possível via barco, mas fique tranquilo pois há excursões diárias. Só não se esqueça de fazer uma reserva, especialmente se estiver viajando na alta temporada. O passeio à praia de Kleftiko, no geral, é imperdível!

Praia na Ilha de Milos

– Ilha de Zaquintos

A ilha de Zaquintos preserva uma das praias mais bonitas do mundo: Navagio Beach, também conhecida por “Shipwreck”. Descoberta em 1980, essa praia tem um mar azul dos mais lindos da Grécia, e está escondida entre rochas que tornam o visual ainda mais belo.

A praia também tem um navio naufragado na areia, da década em que foi descoberta, e costuma ficar cheia na época do verão europeu, no meio do ano. É uma praia imperdível!

Praia na Ilha de Zaquintos

– Ilha de Corfu

Corfu faz parte das ilhas Jônicas, assim como Kefalônia, Lefkada e Zaquintos, e é uma das ilhas mais turísticas e visitadas da Grécia. Não é tão visitada quanto Mykonos ou Santorini, claro, mas certamente é uma ilha muito procurada por turistas.

Ela tem um relevo cheio de montanhas acidentadas, duas importantes fortalezas da época em que foi dominada por venezianos, o grandioso Palácio de São Miguel e São Jorge, e um litoral cheio de resorts de luxo! Com muitas formações rochosas, o Canal d’Amour é um refúgio perfeito desta ilha. É possível nadar entre cavernas e túneis nessa praia, além de fazer mergulho com snorkel debaixo das águas cristalinas!

Mar na Ilha de Corfu

6. Dicas das praias mais lindas da Grécia

– Balos Beach, ilha de Creta

Com uma piscina natural permanente (a Balos Lagoon) e várias ruínas, que podem ser exploradas por qualquer visitante. A água de cor azul-turquesa é cristalina e rasa, sem muitos ventos, e o areal é branco e fino, ideal para famílias com crianças.

Balos Beach, ilha de Creta

– Navagio Beach, ilha de Zaquintos

Uma das praias mais bonitas do mundo, também conhecida por “Shipwreck”. Descoberta em 1980, essa praia tem um mar azul dos mais lindos da Grécia, e está escondida entre rochas que tornam o visual ainda mais belo. A praia também tem um navio naufragado na areia, da década em que foi descoberta.

  • Recentemente, fechou por tempo indeterminado sua visitação por conta dos riscos de desmoronamento.

Navagio Beach, ilha de Zaquintos

– Canal d’Amour, ilha de Corfu

É possível nadar entre cavernas e túneis nessa praia, além de fazer mergulho com snorkel debaixo das águas cristalinas – o equipamento pode ser alugado por lá

Canal d’Amour, ilha de Corfu

– Myrthos Bay, ilha de Cefalônia

Uma das favoritas dos turistas, Myrtos Bay é uma praia tranquila que não costuma ter muitas pessoas ou barcos, e onde há somente um bar por perto. Tem águas claras e calmas da Grécia. É aqui que fica também a Gruta Melissani, um tesouro escondido da Grécia.

Myrthos Bay, ilha de Cefalônia

– Praia Vermelha, ilha de Santorini

A Red Beach é tomada por essa cor por conta de suas falésias, resultado das erupções vulcânicas que formaram a ilha. O contraste com o azul do mar cria um visual lindo, mas os banhos não são tão recomendados, pelo simples motivo da água ser fria (como em toda a ilha). A areia também é mais grossa do que o normal, e não há estrutura para passar o dia.

Praia Vermelha, ilha de Santorini

– Platis Gialos, ilha de Mykonos

Conta com a estrutura completa para você passar o dia nela, se quiser. Há espreguiçadeiras, guarda-sóis e bares com lanches e bebidas. O mar aqui também é calmo e azul cristalino.

Platis Gialos, ilha de Mykonos

– Lalaria Beach, ilha de Skiathos

Aqui, no lugar de areia, há pedrinhas brancas no mesmo tom da encosta que rodeia a praia. O visual é realmente bonito, e você ficará deslumbrado com a natureza local desta praia ao norte de Skiathos. A única maneira de chegar até ela é via barco, por isso agende o passeio com antecedência em uma agência local.

Lalaria Beach, ilha de Skiathos

– Kamari Beach, ilha de Santorini

Kamari Beach é a praia mais próxima de Fira, a capital da ilha de Santorini. Sua areia também é escura, e o comércio é forte, no local existindo vários restaurantes com vista para o mar. Mesmo assim, ela é organizada e tem boa oferta de guarda-sóis e cadeiras.

Kamari Beach, ilha de Santorini

– Kleftiko Beach, ilha de Milos

A praia de Kleftiko tem rochedos naturais perfeitos e mar azul-turquesa hipnotizante. Mas não só isso: há grutas e desfiladeiros no local que são parada obrigatória. Visitar essa praia só é possível via barco, mas fique tranquilo pois há excursões diárias.

Kleftiko Beach, ilha de Milos

– Elafonisi, ilha de Creta

De águas extremamente rasas e um areal fino e rosado, Elafonisi costuma ser uma das praias favoritas de vários turistas brasileiros. As águas são extremamente calmas, e por isso ela é ideal para pessoas de todas as idades e para todos os gostos.

Elafonisi, ilha de Creta

– Voutoumi Bay, ilha de Antipaxos

Voutoumi é uma das praias mais lindas de Antipaxos e uma das melhores praias da Grécia, sendo acessível via barco. Quanto à infraestrutura, há aluguel de sombreiros e espreguiçadeiras, além de um restaurante incrível mais ao alto, com vista para a praia. Ideal para relaxar, e ainda não muito popular, Voutoumi é uma boa pedida para os turistas.

Voutoumi Bay, ilha de Antipaxos

– Porto Katsiki, ilha de Lefkada/Lêucade

Seu mar azul é extremamente claro, quase neon, e suas falésias completam a paisagem. Para chegar até a praia, é preciso descer uma escadaria de madeira de cerca de 100 degraus, e há quiosques acompanhando todo o trajeto, com lanches e bebidas.

Porto Katsiki, ilha de Lefkada/Lêucade

7. Dica para quem vai fazer mochilão na Grécia e países vizinhos

Se você pretende unir a viagem à Grécia com outros países vizinhos, pode se interessar também pelas seguintes matérias nossas:

Acrópole de Atenas

8. Dicas dos ingressos para os pontos turísticos da Grécia

Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como a cidade é super turística, não é difícil que eles se esgotem meses antes!

Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja o site de ingressos para passeios na Grécia e confira todas as opções e ofertas.

Acrópole de Atenas

9. Dicas de compras na Grécia

Fazer compras em Atenas e em toda a Grécia é sempre uma boa ideia, uma vez que o país oferece produtos de uma cultura única, com preços bastante justos. Por lá, você encontrará desde mercados de pulgas até lojas das marcas mais caras do mundo. Confira alguns bons lugares para fazer compras na capital, por exemplo:

  • Região de Plaka e na Praça Monastiraki: é onde você encontra muitos mercadinhos e vendedores ambulantes com artigos únicos.
  • Rua Ermou: no centro da capital grega, você encontrará lojas de marcas como Zara, Nike, Spehora e muito mais.
  • Rua Voukourestiou: em Kolonaki, essa rua tem marcas como Louis Vuitton, Prada, Bulgari, Rolex etc. Para quem quiser comprar artigos ainda mais de luxo!

As lojas normalmente ficam abertas de segundas a sábados, das 9h às 21h, por isso programe-se para fazer suas compras nesses dias e horários.

No geral, vale a pena comprar na Grécia:

  • Joias de ouro e prata
  • Artesanatos
  • Azeites e azeitonas
  • Mel
  • Vinhos
  • Queijos

Voukourestiou, em Kolonaki

– Quais os limites e o que posso trazer da Grécia para o Brasil?

A regra vale para todas as companhias aéreas e voos internacionais: o peso limite das malas despachadas para uma viagem de ida ou volta da Grécia é de até 23 kg. Para classes executivas e primeira classe, é comum haver benefícios em relação ao peso das malas, a depender da companhia – na maioria dos casos, o peso limite é extendido até 32 kg.

E a bagagem de mão pode ter até 10 kg, embora nem sempre ela seja pesada no aeroporto. O ideal é, nessa mala de mão, levar roupas grandes como casacos, que ajudam a liberar espaço na bagagem grande que foi despachada.

Lembre-se que há um limite de 10kg para mel, ovos e produtos à base de ovos na mala.  Com relação às comidas, a Receita Federal permite a entrada de qualquer vinho, desde que não ultrapasse 12 litros de bebida alcoólica, e sempre levando em consideração o limite de compras para isenção de imposto, que é de US$ 1000. Azeites, cafés e chocolates também são liberados, e você pode trazer até 20 unidades de cada um, mas não pode haver mais de 10 unidades iguais (do mesmo produto e marca).

Com relação aos demais produtos, é o mesmo esquema: souvenirs podem ser trazidos em até 20 unidades, desde que não haja 10 iguais entre si. Entre roupas ou outras peças pode-se trazer 10 unidades, desde que não haja mais de três iguais entre si.

Azeites gregos

– Não se esqueça de pegar o Tax Free

A “Taxa Livre” é um recurso muito comum em alguns países na Europa e funciona para turistas que, ao comprar fora do país de residência, recebem o desconto dos impostos adicionados aos preços. Esses impostos são chamados de IVA e o seu valor muda em cada país do continente, mas no geral, ele fica entre 16% e 25%.

Para conseguir o Tax Free na Grécia, você precisa, primeiramente, gastar mais de 50 euros em um produto e ter a garantia de que a loja oferece a possibilidade de reembolso. Na hora de pagar, basta pedir o Tax Free no caixa; os atendentes vão te oferecer um formulário para ser preenchido no local com o seu nome, número de passaporte e país de residência.

Mas atenção: a loja não fica responsável pela devolução do dinheiro! Ao fim da viagem, após passar a área do check-in no aeroporto, você precisa entregar todos esses comprovantes e formulários na área designada para Tax Free.

Basta seguir as indicações de “devolução de impostos” – dependendo do agente, podem te pedir para mostrar os produtos que comprou, então tente andar com esses produtos na mala de mão. Após essa revisão, os agentes vão carimbar os documentos e informar sobre como será o procedimento de recuperação do valor do imposto.

Aeroporto

10. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta

A passagem é, de fato, o item mais caro da viagem, mas é possível economixar vários reais seguindo algumas dicas. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para a Grécia. Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e já mostra todas as opções disponíveis.

Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens. Só de utilizá-lo, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.

Avião no céu durante o voo

A principal dica é pesquisar sempre nos meses de baixa temporada. Na Grécia, os meses de julho, dezembro e janeiro são os mais caros.

Outra dica é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos de quinta, sexta e principalmente os de sábado e domingo costumam ser mais caros. Geralmente, as passagens aéreas noturnas são as mais caras e os voos à tarde são mais baratos.

Avião em céu com Sol se pondo

11. Dicas sobre como levar dinheiro para a Grécia

– Ande com dinheiro em espécie

Muitas lojinhas, restaurantes mais simples e locais de forma geral não têm máquina para cartão. Por isso, tenha sempre um pouco de euros em mãos. Há caixas automáticos espalhados pelas ruas da cidade, ao ar livre, para quem precisa sacar dinheiro.

– Leve parte do dinheiro em espécie e o restante em uma conta global

Uma forma excelente que surgiu nos últimos anos, e está sendo a mais utilizada para levar euros para o exterior, é abrir uma conta digital global. Está sendo uma forma bem mais barata de levar euros para a Europa ou qualquer outra moeda para qualquer lugar do mundo. Bem mais barato e fácil que todas as outras formas que citamos e usávamos antigamente.

Alguns bancos internacionais e empresas líderes no setor de câmbio e tecnologia agora oferecem a oportunidade das pessoas abrirem uma conta internacional, em menos de 5 minutos, tudo online e sem taxa alguma. O único documento exigido é seu RG, Passaporte ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas, e é de longe a melhor opção para levar dinheiro em suas viagens internacionais.

Banco online para usar no exterior

VANTAGENS:

A maior vantagem de todas é que o câmbio utilizado é o EURO COMERCIAL, muito menor do que o TURISMO, que é o cobrado pelos bancos e casas de câmbio. Pesquise no Google a diferença dos dois que verá que é muita. O IOF é só de 1,1%, sendo que o do cartão de crédito e dos cartões pré pagos é de 5,8%! No final das contas já sai muito mais barato e é uma excelente economia.

Outra vantagem é a facilidade. É tudo muito fácil e rápido. E você pode ir acumulando seus euros aos poucos conforme a cotação estiver boa e deixando na sua conta. Uma forma também de internacionalizar seu patrimônio. Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco de dinheiro em espécie na viagem. Você tem direito à alguns saques isentos de qualquer taxa.

Uma vantagem que só essa empresa possui entre as outras, são as carteiras multimoedas. Dentro da sua conta principal, você pode adicionar várias carteiras, cada uma em uma moeda. Por exemplo, você pode ter uma carteira em Dólar, uma em Euros, uma em Libra, uma em Dólar Canadense e mais de 50 moedas diferentes. E pode transferir o dinheiro entre elas da forma que quiser.

Você consegue usar em qualquer lugar do mundo com o seu cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. E mesmo que ainda não tenha disponível a carteira com a moeda do destino que você vai viajar, você pode fazer a carteira em dólar e utilizar seu cartão em qualquer lugar do mundo. Ele vai converter a moeda do local para o dólar e mesmo assim é uma cotação muito melhor do que comprar aquela moeda em uma casa da câmbio.

E eles estão sendo os únicos que conseguem enviar o cartão de débito para sua casa sem taxas e está demorando em média 5 dias. Nas outras empresas leva em média 60 dias e tem a taxa de envio. Com esse cartão você viaja e usa seu dinheiro em qualquer lugar do mundo. E eles são a maior empresa de câmbio do mundo.

COMO ABRIR SUA CONTA:

É só você clicar aqui e escolher a opção abrir uma conta. Depois de abrir sua conta, você vai escolher a opção de ativar um saldo em uma nova moeda:

Abrindo sua conta online

O processo é bem simples, você vai ter que colocar seus dados e enviar uma foto de algum documento. Depois você escolhe a moeda que quer abrir sua carteira. Em seguida envia dinheiro para sua conta. Você enviará em reais, fazendo uma TED do seu banco no Brasil, para eles. O valor cairá na hora em sua conta e você verá ele em reais.

Em seguida é só clicar na carteira da moeda que você quer, por exemplo o euro, e consegue já converter na hora esses reais para euro. É preciso fazer uma primeira remessa de no mínimo 100 reais para ativar a conta e poder solicitar o cartão sem taxa. Então recomendamos que já faça e já peça o quanto antes para que ele chegue antes da viagem. E utilize esse link aqui quando for abrir a conta, pois estamos tentando negociar condições especiais para nossos leitores e estará somente nesse link.

12. Dicas para usar a internet de forma ilimitada durante a viagem

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!

Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre o que quiser.

13. Dica do ferry boat para ir às ilhas gregas

Para viajar de Atenas para as ilhas, ou de uma ilha a outra, o meio de transporte mais usado é o ferry boat. Trata-se de uma opção barata e que permite que você economize muito na viagem, aproveitando todo o visual do trajeto que o ferry faz. Se você tiver a oportunidade de fazer essa viagem, nós recomendamos muito!

Os ferries são gigantes, e você pode viajar dentro dele de pé ou com seu carro. Se quiser ver todas as ofertas de ferry boat da Grécia, para encontrar a que melhor se encaixa com a sua agenda e bolso, basta clicar aqui. Trata-se do maior comparador de ferry boat do mercado; um site que é super seguro e usado por turistas de todo o mundo (inclusive, por nós!).

Ferry Boat na Grécia

Veja outras matérias imperdíveis de Atenas:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer