Saiba aqui como é a Grécia em novembro e o que fazer, curtir e conhecer nesse mês por lá:
Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.
Como é o clima da Grécia em novembro?
Novembro corresponde ao outono na Grécia, e é o mês em que as chuvas voltam a dar as caras no país, e as temperaturas, na capital, ficam entre os 18ºC e 11ºC (média de 15ºC), com clima úmido.
- Se puder, planeje o seu passeio para os pontos turísticos abertos, como a Acrópole e os Templos de Atenas, no período das 10h às 17h. Fora deste horário, as temperaturas estarão ainda mais frias e você irá querer se abrigar dentro de um museu, café ou restaurante.
- O que levar na mala de viagem em novembro: calças, casacos, roupas de lã e sapatos que protegem e são impermeáveis! Você pode até levar algumas t-shirts se estiver viajando no início do mês, para usar no meio do dia, por debaixo dos casacos.
Movimentação de turistas na Grécia em novembro
De forma geral, novembro é baixa temporada. A parte continental da Grécia, que inclui Atenas, costuma receber turistas o ano todo (e ainda mais no verão), mas as ilhas gregas funcionam em outro ritmo fora da estação mais quente, sendo pouco visitadas.
O que aproveitar na Grécia em novembro:
- Maratona de Atenas: em novembro, costuma ocorrer a Athens Marathon, simplesmente a maratona mais importante da Grécia. Há corridas de 1,2 km (para crianças), 5 km, 10 km e 42 km.
- Datas comemorativas: também há duas datas comemorativas em novembro: a revolta estudantil contra a Ditadura dos Coronéis na Grécia (17) e o Dia das Forças Armadas (21). Apesar de não serem feriados, podem alterar a dinâmica da cidade e até horários de estabelecimentos.
- Curtir os museus: sem dúvidas, é preferível fazer passeios em locais fechados durante o frio. A Grécia é um dos países mais ricos do mundo no quesito conteúdo histórico, e por isso você encontrará museus com acervos extremamente grandes e raros. A maioria dos museus é climatizado, reunindo estátuas e objetos que remontam os anos em que se desenvolveram a civilização grega e sua arte, que hoje é mundialmente conhecida.
- Comer bem: muitos restaurantes renomados da Grécia são fechados e super finos, com pratos e ambientes ideais para você se aquecer com uma comida deliciosa enquanto se aconchega em poltronas confortáveis. É o caso do Zonars, um dos melhores restaurantes em Atenas, que é “point” da capital e um dos favoritos de celebridades como Jean Paul Gaultier, Marina Abramovic, Valentino etc. Sua decoração conta com obras de arte, e o menu tem opções gregas e pratos das principais culinárias do mundo!
- Curtir a vida noturna: a vida noturna grega é bastante animada, e à medida que o inverno chega, as noites ficam ainda mais longas! Assim como os brasileiros, os gregos adoram curtir a noite em bares, restaurantes e baladas, e por isso há várias opções para aproveitar o final do dia. As baladas de Atenas, por exemplo, se concentram na região de Monastiraki e Plaka, que também têm bares e restaurantes famosos e estão sempre bastante movimentadas até a madrugada.
Se preferir, veja também o que fazer de acordo com cada destino da Grécia:
- O que fazer em Atenas
- O que fazer em Santorini
- O que fazer em Mykonos
- O que fazer em Milos
- O que fazer em Creta
- O que fazer em Rodes
- O que fazer em Cefalônia
- O que fazer em Naxos
- O que fazer em Corfu
- O que fazer em Zakynthos
Vale a pena viajar para a Grécia em novembro?
Só se o seu objetivo é curtir a Grécia na baixa temporada, com o clima mais frio e sem turistas! Dá para aproveitar o país gastando bem menos do que no verão, já que a Grécia estará mais vazia e com menor concorrência de pontos turísticos, passagens e hotéis.
Por outro lado, provavelmente não conseguirá curtir as praias e precisará se abrigar nos pontos turísticos abertos. Então considere o que você prefere para sua viagem! Considere, por exemplo, conhecer a Grécia em setembro!
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia
Agora que você já sabe tudo sobre a Grécia em novembro, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.
Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial.
Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.
Garanta seus ingressos para a Grécia com antecedência!
Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que eles se esgotem meses antes!
Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios da Grécia e tire todas as suas dúvidas!
Como usar o celular à vontade na Grécia?
Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!
Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre a Grécia em novembro.
Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.
Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:
O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer