Comidas e pratos típicos da Grécia

Conheça as comidas tradicionais da Grécia e principais pratos típicos gregos, que você não pode deixar de provar em sua viagem:

Comidas e pratos típicos da Grécia

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

1. Moussaka

Provavelmente o prato mais famoso (e exportado) da Grécia, a Moussaka nada mais é do que uma espécie de lasanha, em várias camadas, que inclui berinjela, carne moída, batatas e molho de bechamel. Uma delícia que deve ser provada, independente de para qual cidade ou ilha da Grécia você vá!

  • Prove também: Pastitsio, que é semelhante à Moussaka, mas com macarrão bucatini no lugar da camada de berigela!

Moussaka, prato típico da Grécia

2. Souvlaki

São os famosos espetinhos de frango ou carne grelhada, que PODEM (ou não) ser servidos enrolados em pão pita e com tomate, cebola, batata-frita e molho tzatziki (à base de iogurte, pepino e alho). Outros ingredientes também podem ser adicionados! É uma espécie de comida de rua, e você a encontrará também em vários lugares, normalmente por preços baixos – por volta dos 6 euros.

  • Prove também: Gyros! Este alimento, servido em restaurantes e lanchonetes gregas, é semelhante ao anterior. Trata-se de uma carne cozida verticalmente servida em pão pita com vegetais e molhos.

Souvlaki em pão pita

3. Baklava

A baklava é uma sobremesa de dar água na boca, composta por camadas finas de massa filo, nozes ou amêndoas picadas, regadas com xarope de açúcar aromatizado com limão e canela. A doçura equilibrada e a textura crocante tornam essa sobremesa irresistível para quem gosta de sabores intensos.

  • Prove também: Kataifi, que é semelhante ao baklava, mas feito com fios de massa filo.

Baklava, sobremesa típica da Grécia

4. Dolmades

São os famosos “charutinhos” feitos com folhas de uva recheadas com arroz, carne e especiarias. Uma entrada vegetariana e deliciosa que vem, na realidade, das regiões do Médio Oriente, mas se popularizou entre os gregos.

Dolmades

5. Spanakopita

É uma uma torta folhada, que também pode ser servida no formato de mini pastéis de massa filo. Normalmente, é recheado com espinafre, cebolinho e queijo feta, sendo assado no forno.

Spanakopita, prato típico da Grécia

6. Saganaki

Uma entrada imperdível em qualquer restaurante grego! O Saganaki nada mais é do que um queijo frito em uma pequena frigideira, muitas vezes flambeado com licor antes de ser servido!

  • Outras entradas famosas na Grécia: polvo grelhado ou cozido, muitas vezes marinado em azeite e limão; e “Gemista”, que são pimentões ou tomates recheados com uma mistura de arroz, carne e ervas.

Saganaki, queijo típico grego

7. Loukoumades

Outra sobremesa incrível para essa lista de pratos típicos da Grécia: os Loukoumades. Tratam-se de pequenas bolas de massa fritas, cobertas com mel e canela!

  • Mais sobremesas: a Grécia é recheada de pratos regionais que variam a depender da região, e vale a pena sempre perguntar pela sobremesa típica do local onde você estiver – com certeza, ela não irá te decepcionar! Além da Baklava e dos Loukoumades, que mencionamos aqui, também recomendamos provar a Galaktoboureko, que é uma massa folhada recheada com creme de semolina, e o Ravani, um bolo de semolina embebido em xarope de açúcar.

Loukoumades, sobremesa típica da Grécia

Extra: bebidas típicas da Grécia!

  • Ouzo: um licor grego com sabor de anis, muitas vezes consumido como aperitivo.
  • Retsina: vinho branco ou tinto grego com um sabor característico de resina de pinheiro.
  • Taverna Wine: vinho local produzido em diferentes regiões da Grécia.
  • Frappé: um café gelado feito com café instantâneo, água e gelo.
  • Metaxa: um brandy grego (bebida destilada).

Ouzo Drink, na Grécia

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre as comidas e pratos típicos da Grécia, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial.

Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Garanta seus ingressos para a Grécia com antecedência!

Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que eles se esgotem meses antes!

Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios da Grécia e tire todas as suas dúvidas!

Acrópole de Atenas

Como usar o celular à vontade na Grécia?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!

Santorini, Grécia

Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre as comidas e pratos típicos da Grécia.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer