Confira aqui dicas de o que fazer em Mykonos e descubra passeios incríveis e imperdíveis para fazer nessa ilha. Mykonos é um dos destinos mais buscados da Grécia, pois é onde estão algumas das praias mais belas, misturadas à arquitetura de casas brancas por entre ruas estreitas. A ilha é um destino jovem e de festas diurnas, mas que também preserva toda a sua identidade grega mais clássica. Se você está programando uma viagem para esta ilha, ou tem interesse em descobrir o que fazer em Mykonos, continue lendo:
Se você vai viajar para Mykonos, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.
1. Conhecer a Igreja Panagia Paraportiani
A Panagia Paraportiani é a igreja mais procurada de Mykonos, e você não pode deixar de conhecê-la caso viaje até a ilha. Construída em pedra branca, ela é composta por quatro pequenas capelas, além de uma pequena parte superior com vista para o Mar Mediterrâneo. Se puder, visite-a na hora do pôr-dos-sol, pois a paisagem fica ainda mais bonita (e as fotos ficam ótimas!). E, ao final do passeio, não deixe de sentar e relaxar em um dos vários restaurantes e barzinhos próximos de lá.
2. Visitar o Museu Arqueológico de Mykonos
O Museu Arqueológico de Mykonos é um espaço pequeno e charmoso onde você poderá ver centenas de peças, que vão de jóias e utensílios domésticos até estátuas que foram encontradas nas ilhas ao redor de Mykonos, especialmente em Delos, que falaremos mais abaixo. O acervo é muito rico, e tem objetos até do século 25 antes de Cristo! Se quiser programar sua visita, saiba de antemão que o museu fica aberto das 8h às 15h, podendo fechar em dias festivos. Sua entrada é paga, mas o preço é simbólico, então realmente vale a pena incluir esse ponto turístico em sua lista de o que fazer em Mykonos.
3. Explorar o bairro de Little Venice (ou Pequena Veneza)
Uma vez que você desembarcar em Mykonos, ouvirá muito sobre a Pequena Veneza. A região, chamada internacionalmente de Little Venice, é considerada um ponto turístico imperdível de Mykonos, uma vez que abriga algumas das paisagens mais bonitas da ilha. Seus prédios históricos e bares contrastam com o mar e, na hora do pôr do sol, criam uma bela vista, típica da cidade. Não deixe de visitar as várias lojinhas que ficam nesse local, pois você encontrará peças únicas da ilha e artesanatos para levar de presente para quem ficou no Brasil, ou como souvenir para você mesmo. Quando a noite começar a se aproximar, vá a um dos restaurantes ou barzinhos que ficam na beira do mar e costumam fechar tarde – a vida noturna aqui é bastante agitada!
4. Ir até os Moinhos (Kato Myli)
Os moinhos de vento são catão-postal de Mykonos e você não pode deixar de conhecê-los quando visitar a ilha. São 16 grandes moinhos brancos que foram construídos no século 16 para moer grãos, mas que hoje não funcionam mais. Eles ficam no topo de uma pequena colina, de onde se tem uma bela vista do mar. Inclusive, lá perto fica um restaurante super famoso chamado Sea Satin by Gryparis, que tem vista tanto para o mar, quanto para os moinhos. Aproveite que já estará lá e faça uma visita!
5. Relaxar nas praias de Mykonos
Mykonos tem dezenas de praias em seu entorno, sendo uma mais linda que a outra. Há Ornos, Kapari, Psarou, Platis Gialos, Agia Anna, Paraga, Paradise Beach, Super Paradise, Agrari, Elia, Kalo Livadi, Lia, Kalafatis, Ftelia, Fokos e muito mais. Dificilmente você conseguirá ver todas, então separamos abaixo as mais bonitas da ilha para você incluir na lista de o que fazer em Mykonos:
– Paraga Beach
Paraga Beach é uma das praias mais populares de Mykonos, e se divide em duas partes: o lado sul, que é mais calmo, e o lado norte, que tem mais estrutura e é mais agitado. Tem opção para todos os gostos! A praia tem poucas ondas e é ideal para relaxar, independente de com quem você esteja. Ela fica bem pertinho da praia de Agia Anna, então aproveite para conhecer as duas.
– Platis Gialos Beach
A Platis conta com a estrutura completa para você passar o dia nela, se quiser. Há espreguiçadeiras, guarda-sóis e bares com lanches e bebidas. O mar aqui também é calmo e azul cristalino, e tanto famílias quanto casais e grupos de amigos costumam curtir muito a praia. Bem pertinho dela fica Psarou, outra praia ótima que falaremos abaixo. Aproveite para conhecer as duas no mesmo dia!
– Psarou Beach
Psarou é uma das praias mais incríveis de Mykonos. Lá você poderá praticar snorkel e mergulho, além de contar com uma estrutura completa, com restaurantes, bares e música, que agitam o local dia e noite. Uma dica é conhecer o Nammos, um dos bares mais famosos da Psarou e de toda a Grécia.
– Ornos Beach
Ornos é uma ótima praia para quem gosta de esportes na água, e tem até tendas com aluguel de equipamentos de windsurf, mergulho e esqui aquático. No entanto, ela também conta com um bom serviço e oferece aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis, além de bares e clima tranquilo, com águas clarinhas.
– Ftelia Beach
Ftelia, em especial, ficou conhecida como o paraíso dos praticantes de windsurf por conta dos ventos, e preserva um visual muito bonito. Ainda assim, ela conta com água limpa, faixa de areia com poucos banhistas e mar tranquilo, mesmo com vento. É uma praia para quem quer se afastar do agito, já que é mais deserta e não tem tanta estrutura.
- Para ver praias tão boas ou até melhores do que essas, não deixe de ler nossa matéria de melhores praias da Grécia.
6. Viajar até Delos
Recomendamos que você faça ao menos um passeio de barco quando estiver em Mykonos. Se tiver tempo durante sua viagem, escolha fazer um bate e volta para uma ilha próxima chamada Delos. Essa região serviu como centro religioso do arquipélago de Cíclades, e seria o local de nascimento dos deuses Apolo e Ártemis, segundo a mitologia grega. A ilha só foi descoberta no século 19, e preserva ruínas de monumentos e estátuas de séculos antes de Cristo. É histórico, lindo e imperdível!
Delos realmente incrível! Nela, ainda é possível subir no monte Kythnos, que tem uma linda vista do Mar Egeu e das ilhas ao redor. Para chegar até lá, basta pegar uma balsa que sai da cidade de Chora, a principal de Mykonos, e que parte às 10h.
7. Curtir Cavo Paradiso e outras baladas de Mykonos
Mykonos é um destino muito badalado, bem semelhante a Ibiza nesse sentido. Comandadas por alguns dos mais famosos DJs do mundo, as festas normalmente ficam espalhadas pelas praias, e duram até o sol nascer. Existe um clube que é um verdadeiro ponto turístico por lá, o Cavo Paradiso Club, onde acontece uma das festas mais legais da ilha. Ele fica em um penhasco acima da praia Paradise, e por isso conta com uma vista linda do Mar Egeu.
Por ser uma das melhores baladas do mundo, espere por apresentações dos melhores DJs aqui. As épocas mais badaladas são os meses de julho e agosto, então viaje nessas datas se quiser curtir a vida noturna – e diurna, já que há festas o dia todo! – de Mykonos. E não deixe de incluir ao menos uma noite de festa em sua lista de o que fazer em Mykonos.
8. Fazer compras em Mykonos
Mykonos é uma ilha que tem nada menos do que 300 lojas espalhadas por entre as suas ruelas. Os produtos vendidos por aqui vão desde os tradicionais souvenires (especialmente os adornados com olho grego), e roupas e joias de designers locais ou marcas famosas.
Uma loja bastante conhecida por aqui é a multimarcas Soho-Soho, que vende tudo quanto é bijuteria e vestimenta. No entanto, ela não contém os preços mais baratos da ilha – se o que você procura é economia, a dica é explorar as diversas lojinhas pequenas do centro, uma visita que é obrigatória na lista de o que fazer em Mykonos.
- Para saber mais, leia nossa matéria com tudo o que fazer à noite em Mykonos.
Garanta seus ingressos para Mykonos com antecedência!
Como nós sempre evitarmos dores de cabeça e gostamos de fazer tudo bem planejado, nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos na hora, a não ser que ele ofereça algum desconto especial. Não é o caso das ilhas da Grécia: se você deixar para comprar seus ingressos na hora, pagará mais caro por eles e, pior, corre o grande risco de eles estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que os ingressos de passeios se esgotem meses antes, e você pode ficar sem conhecer a atração, mesmo já estando na cidade.
Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa. Ele é confiável e vende ingressos para as principais cidades, de uma maneira super fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser visitar o site, é só entrar aqui em Site de Ingressos da Europa que você ficará impressionado com a quantidade de passeios, ingressos e destinos que eles possuem.
Como já dissemos, a comodidade e segurança são garantidas, e uma vez que você faz a compra dos ingressos, os mesmos chegarão a você através do e-mail. Então, basta imprimi-lo ou mostrá-lo pelo celular no dia da visita. Os ingressos vêm diretamente no nome do titular do cartão usado para fazer a compra, e pode ser usado por outras pessoas da família. É a melhor forma de comprar seus ingressos e ingressos para a Grécia!
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Mykonos, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.
Os pontos turísticos de Mykonos são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro por lá. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive ilhas vizinhas, como Santorini, via ferry boat) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.
Usando o celular à vontade na Grécia
Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.
Como comprar passagens de ferry boat e viajar para as ilhas gregas
Para viajar de uma ilha a outra, ou da parte continental da Grécia para as suas ilhas, o meio de transporte mais usado é o ferry boat. Trata-se de uma opção barata e que permite que você economize muito na viagem, aproveitando todo o visual do trajeto que o ferry faz. Se você tiver a oportunidade de fazer essa viagem, nós recomendamos muito! Os ferries são gigantes, e você pode viajar dentro dele de pé ou com seu carro. Se quiser ver todas as ofertas de ferry boat da Grécia, para encontrar a que melhor se encaixa com a sua agenda e bolso, basta clicar aqui. Trata-se do maior comparador de ferry boat do mercado; um site que é super seguro e usado por turistas de todo o mundo (inclusive, por nós!).
Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.
Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:
O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer