O que fazer em Skiathos: 8 melhores passeios

Saiba o que fazer em Skiathos, uma das ilhas mais encantadoras da Grécia, e aponte os melhores passeios para fazer em sua viagem!

1. Conhecer as praias

Muito menor e mais discreta que Santorini ou Mykonos, Skiathos é conhecida por suas praias paradisíacas! A ilha tem mais de 60 praias! A grande maioria é de areia dourada com águas cristalinas. Algumas imperdíveis são:

  • Koukounaries: é a praia mais famosa da ilha, rodeada por uma floresta de pinheiros. Inclusive, é a foto que abre essa matéria. Ela é longa, com estrutura para turistas, bares e esportes aquáticos.
  • Lalaria: acessível apenas de barco, ela tem pedras brancas e águas turquesas. O arco natural de pedra é icônico e um dos cartões-postais da ilha! Veja na foto abaixo:
Praia Lalaria em Skiathos
  • Banana Beach: é dividida entre “Small Banana” (onde o nudismo permitido) e “Big Banana” –essa última é mais animada, com bares de praia e música. É muito frequentada por jovens.
  • Agia Eleni: ótima para quem busca um pôr do sol memorável!
  • Mandraki Beach (Xerxes): é a praia da foto abaixo. Isolada, acessível por trilha, com beleza selvagem e águas cristalinas!
Praia Mandraki em Skiathos

2. Explorar Skiathos Town (Chora)

Essa é a cidade principal da ilha. É charmosa, com ruas estreitas de pedra, casinhas brancas e varandas floridas, muito fotogênicas!

Caminhar por ali já é um passeio em si, mas vale a pena passar para conhecer esses pontos:

Rua Papadiamanti: a principal da cidade, repleta de lojinhas, cafés e bares.

Porto Antigo: ótimo para observar os barcos e escolher um restaurante com vista para o mar.

Igreja de Agios Nikolaos: fica no alto da cidade, e a vista do campanário é sensacional.

Bourtzi: uma pequena península com ruínas de uma fortaleza veneziana. Hoje abriga um café cultural com vista linda do porto!

  • Vale lembrar que a vida noturna na ilha não é suuuper agitada, mas é moderada. À noite, você encontra aqui alguns barzinhos nas ruelas de Chora e pequenas festas para aproveitar até mais tarde. No centro da cidade, o Rock ‘n’ Roll e o GinFish costumam ter música ao vivo. Já o Kahlua Beach Bar, em Banana Beach, organiza festas durante o dia e no fim da tarde.
 Skiathos Town (Chora)

3. Passeio de barco pela costa e ilhas vizinhas

Fazer um passeio de barco é uma das melhores formas de conhecer a ilha. Aqui, vale fazer as seguintes rotas:

Tour do Mamma Mia por Skópelos: passa pelos cenários da ilha de Skópelos, onde foi rodado o famoso filme musical de Mamma Mia! Se quiser saber mais sobre ele, é só clicar no link acima, de uma agência de viagens que costumamos usar e indicar aqui no site por ser bem conhecida, segura e com ótimos preços. Também há uma opção que inclui ainda a ilha de Alonissos, e é menos focada no filme.

Volta à ilha: quase todas as agências oferecem esse passeio, que inclui paradas para banho em cavernas e nas praias mais isoladas.

Ilha Tsougrias: fica em frente a Skiathos, e é um verdadeiro paraíso intocado. Ideal para passar o dia com piquenique e fazendo snorkel!

Tour completo pelas Espórades: algumas excursões mais longas levam até Skopelos e Alonissos, outras ilhas lindas e próximas.

Ilha Skópelos

4. Visitar o Mosteiro Evangelistria

Construído em 1794, o Mosteiro de Evangelistria é um local histórico e verdadeiramente espiritual. Ele fica localizado nas colinas ao norte da ilha, cercado de vegetação e silêncio para os visitantes poderem meditar.

Inclusive, ele é conhecido como o local onde a primeira bandeira da Grécia moderna foi costurada e erguida durante a Revolução Grega de 1821 (por isso, vale uma foto!). Hoje abriga um pequeno museu com arte sacra, livros antigos e artefatos históricos. O entorno é belíssimo, com trilhas e mirantes para você fazer e ver.

Mosteiro Evangelistria em Skiathos

5. Caminhar por trilhas e descobrir a natureza

Apesar de ser pequena, Skiathos tem várias trilhas bem sinalizadas, ideais para quem gosta de natureza. Há inclusive trilhas entre praias; caminhos que ligam praias menos acessíveis, passando por bosques de pinheiros e olivais. Duas das mais famosas são:

Trilha para Kastro: que leva até as ruínas da antiga cidade fortificada, no norte da ilha. O caminho belíssimo, com vista para o mar.

Cachoeira Lechouni: após uma trilha de 2 km partindo de Agios Konstantinos, chega-se a essa pequenina e charmosa cachoeira.

6. Descobrir Kastro

Kastro foi a antiga capital da ilha, construída no século XIV no alto de um penhasco para se proteger de invasões. Hoje, as ruínas e o local ainda impressionam. Você verá restos de muralhas, igrejas e casas antigas ainda preservados! E a vista do topo é de tirar o fôlego.

  • O acesso pode ser feito de barco + trilha, ou a pé, para os mais aventureiros.
Kastro em Skiathos

7. Visitar o Museu Papadiamantis

Alexandros Papadiamantis foi um dos maiores escritores gregos, nascido em Skiathos. Sua casa foi transformada e hoje é um museu que vale a visita. A exposição mostra objetos pessoais, manuscritos e detalhes da vida cotidiana do século XIX. Fica no centro de Skiathos Town, próximo ao porto.

Museu Papadiamantis, em Skiathos

8. Aproveitar a gastronomia local

A culinária de Skiathos mistura os sabores típicos das ilhas gregas com pratos simples e ingredientes frescos. Não deixe de experimentar peixes e frutos do mar frescos, geralmente grelhados, bem como a Tirokafteri (pasta picante de queijo feta) e a Loukániko (linguiça com ervas locais). De sobremesa, além da Baklava, há o Galaktoboureko, também à base de massa folhada e mel.

  • O The Windmill Restaurant (com vista panorâmica de Skiathos Town), a Amfiliki Tavern (de comida grega tradicional, com vista para o mar) e Agnadio (em uma colina e frequentado por moradores) são ótimas indicações para provar sabores da ilha.
The Windmill Restaurant, Skiathos

Dicas importantes para sua viagem à Grécia

HOSPEDAGEM: ficar em uma região boa, perto das principais atrações, é algo que faz TODA a diferença na viagem – acredite! Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente.

CARRO: os pontos turísticos e praias da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos), vale ver nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas para pagar menos.

INGRESSOS: não indicamos que você deixe para comprar ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, isso não é difícil de acontecer. Por isso, veja onde comprar os ingressos de passeios da Grécia e garanta os bilhetes daqueles que não quiser perder.

Atenas, Grécia

CHIP: poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário! Além de ficar conectado, você pode ver a previsão, mapas, GPS e mais. Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia – é super barato e você vai poder usar em qualquer região do país!

SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO: não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional, que é obrigatório para viajar para a Grécia! Veja nossa matéria deSeguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer