Roteiro pela Grécia e Itália de uma semana

Confira o roteiro pela Grécia e Itália que preparamos especialmente para quem vai (ou pretende) passar uma semana entre esses dois países incríveis:

Templo em Atenas

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

*Observações importantes sobre este roteiro*

Um roteiro de uma semana pela Grécia e Itália é, no mínimo, muito corrido. Tentamos construir aqui o “maior” roteiro possível dentro desses dias, com o máximo de coisas que é possível conhecer em uma semana.

Tenha em mente que, para conseguir abraçar todo esse percurso, é preciso acodar cedo e abrir mão de alguns pontos turísticos. Mas abaixo damos indicações sobre alternativas que podem se adequar melhor a cada viajante; e também sempre é possível “cortar” um destino (como Veneza ou Milão), para conseguir passar mais tempo nos seus destinos favoritos.

Seguindo o nosso roteiro, você precisará reservar 1 noite de hotel em Roma, 1 em Milão, 1 em Veneza, 1 em Atenas e 2 em Santorini ou Mykonos. Confira agora o roteiro mais ágil que preparamos para uma semana entre Itália e Grécia:

Fontana di Trevi, Milão

Dia 1 do roteiro: Roma

Como o fluxo de voos do Brasil para Roma é relativamente maior do que para outros destinos desse roteiro, consideramos que sua viagem começará por essa bela cidade histórica! Considerando que você terá esse dia “pela metade”, por conta da chegada do avião, recomendamos o seguinte roteiro:

  • Visitar a Fontana di Trevi (tirar muitas fotos e jogar uma moeda para voltar a Roma no futuro)!
  • Entrar no Panteão, que fica a uma curta caminhada da Fontana.
  • Almoçar um bom cacio e pepe (macarrão com queijo e pimenta, um clássico da Itália!) em algum restaurante típico de Roma (gostamos muito do Maccheroni, que também está a poucos passos do Panteão).
  • Conhecer o Coliseu de Roma, entrando no monumento e explorando o local. A entrada é paga e recomendamos que você compre com antecedência (o site de ingressos que sempre mencionamos aqui no blog é uma boa pedida para isso)
  • Ao lado, se tiver tempo, você também pode pagar para entrar no Fórum Romano, onde estão as ruínas de várias construções públicas gregas e de grande importância cultural.
  • À noite, prove uma pizza na cidade e passeie por entre as luzes dela, passando em frente ao Castelo Sant’Angelo, por exemplo.

Coliseu de Roma, Itália

Dia 2 do roteiro: Roma

  • Comece o dia cedo, visitando a famosa praça do Vaticano. É lá que está a Basílica de São Pedro, que tem entrada gratuita e abre às 7h da manhã! A subida para a cúpula é paga e abre apenas às 8h, por isso, vá somente se realmente fizer muita questão.
  • Em seguida, logo ao lado, você pode visitar o Museu do Vaticano, onde encontrará obras riquíssimas em cultura, afrescos e pinturas de teto surreais. É lá que fica a famosa capela sistina também!
  • Almoço e viagem para Milão: almoce na região do Vaticano e siga para o aeroporto ou estação de trem, de onde seguiremos nossa viagem para Milão. Se precisar de dicas para garantir sua viagem por mais barato, leia nossas matérias de como encontrar passagens aéreas baratas e como viajar de trem na Europa.
  • Você provavelmente chegará a Milão já no fim do dia, então não conseguirá aproveitar muito. Por isso, nossa recomendação é que vá passear pela Galeria Vittorio Emanuele II, um local de compra, mas com uma arquitetura belíssima e que faz desse local ponto imperdível!
  • Lá também haverá muitos restaurantes lanchonetes para jantar (no interior e no entorno).

Galeria Vittorio Emanuele II, Milão

Dia 3 do roteiro: Milão

  • Neste dia, nossa primeira recomendação seria visitar a igreja San Maurizio al Monastero Maggiore, que é gratuita, e a Santa Maria delle Grazie, que é a igreja da Santa Ceia. Porém, esta última é bem cara e difícil de conseguir comprar os ingressos, então se quiser mesmo ir, se planeje para comprar com antecedência e estar sempre olhando o site oficial dos bilhetes, já que eles são liberados cerca de 3 em 3 meses, e costumam esgotar rápido.
  • Se não quiser ou não conseguir visitar a Santa Ceia, também poderá explorar a Pinacoteca de Brera, o museu mais famoso de Milão. Ainda, se não for fã de arte, pode ir ver o Arco della Pace e passear pelo parque Sempione, que é uma alternativa mais tranquila.
  • Almoço: independente do passeio escolhido anteriormente, seguimos o roteiro para o almoço. Se puder, recomendamos que o faça perto da praça principal, a Cathedral Square. Há vários restaurantes na região, e se estiver com um celular com internet em mãos, poderá pesquisar aqueles que têm a melhor nota ou preços mais baixos para o seu perfil de viajante (no final da matéria, indicamos como você pode usar internet ilimitada durante toda a viagem, seja na Grécia ou na Itália).
  • Em seguida, faça o melhor passeio de Milão: entre na Catedral de Milão (a Duomo di Milano) e suba os seus degraus para contemplar a vista da cidade de seu terraço! Lembramos que esse passeio é pago e também recomenda-se pagá-lo com antecedência.
  • Ida para Veneza: ao fim de todo esse passeio, dirija-se novamente ao aeroporto (ou estação de trem, mais recomendado) para ir a Veneza. Se for de trem, aproveite para conhecer o Mercato Centrale Milano, um mercado gastronômico incrível e que fica ao lado da estação principal (a Milano Centrale).
  • A viagem para Veneza dura cerca de 2h30, então você ainda poderá caminhar por entre os canais e jantar nessa bela cidade durante a noite!

Duomo de Milão

Dia 4 do roteiro: Veneza

*Como dissemos no início da matéria, a ida para Veneza é uma sugestão dentro de um roteiro bastante corrido. Se estiver viajando com crianças, pessoas mais velhas ou com mobilidade reduzida (ou até se quiser fazer um roteiro mais relaxado), o melhor é passar mais um dia em Roma antes de ir para Milão, ou então seguir neste quarto dia direto para Atenas (há voos entre Milão e Atenas sempre).

  • Comece o dia em Veneza, tomando um café da manhã reforçado e, se preciso, levando alguns lanchinhos para o dia.
  • Vá passeando por entre os canais. Passe pela Pont de Rialto, a Ponte dos Suspiros, a Livraria Água Alta…
  • Chegue, finalmente, à Praça de São Marcos, onde você poderá apreciar a vista, entrar na Basília de São Marcos e visitar o Palácio Ducal. Ambos são passeios pagos e cuja entrada deve ser comprada com antecedência.
  • Almoce tardiamente nesse dia, depois de todo esse passeio, e siga então para o aeroporto, para finalmente partir para Atenas.

Veneza, Itália

Dia 5 do roteiro: Atenas

  • Acorde em Atenas. Vá à Acrópole, o ponto mais turístico da cidade. É lá que fica o Partenon, ou Partenão, um templo construído no século V a.C. por iniciativa de Péricles, que é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga.
  • De lá, você pode explorar a pé o bairro de Plaka, que é o mais antigo, atrativo, colorido e turístico de Atenas. Nele você encontrará muitos restaurantes, bares e lojinhas, além de pontos turísticos como o Arco de Adriano, o templo de Eleusínio, o Museu de Arte Popular Grega e a Igreja de Agioi Anargyroi.
  • Almoço: quando sentir fome, você pode parar para almoçar em um dos restaurantes mais famosos da Grécia, como o 2 Mazi ou o Geros Tou Moria, que ficam justamente nessa região central. Se optar por um lanche mais rápido, pode ir ao Anafiotika Cafe ou ao Ydria Cafe.
  • Veja as Ágoras em Atenas, que eram espaços abertos com prédios importantes da vida política e social. Existe a Ágora Antiga de Atenas, do século VI a.C. (onde também fica a Igreja dos Santos Apóstolos, com afrescos originais, e o Templo de Hefesto, o templo grego antigo mais bem preservado do mundo), e a Ágora Romana, do século I a.C. (onde também fica a famosa Biblioteca de Adriano). As duas estão próximas uma da outra e foram palco de grande decisões da política, religião e esporte e cultura. Você perderá boas horas neste passeio, já que há muita coisa para ver.
  • Após todo esse passeio, busque suas malas e dirija-se para o porto. Daqui, você partirá para a ilha grega que tiver mais vontade de conhecer (normalmente, é Santorini, Mykonos ou Milos)

Alternativa para uma viagem mais tranquila: para um roteiro mais tranquilo, passe todos os próximos dias em Atenas. Ou então, vá para a ilha escolhida logo no início desse 5º dia.

Bairro de Plaka em Atenas

Dia 6 do roteiro: ilha grega

Como dissemos anteriormente, esse sexto dia dependerá da sua preferência entre as ilhas gregas. Abaixo, temos algumas indicações:

Roteiro do 6º dia por Santorini: visite Kamari Beach. Trata-se de uma praia próxima da capital, Fira, que é muito exótica por sua areia de cor escura, e mar azul claro. Após o almoço, vá explorar as ruínas locais no Sítio Arqueológico de Akrotiri, que também é museu. Não deixe também de caminhar pela encosta da Caldera (uma micro ilha coberta pelo mar); em poucos minutos, você chega às cidades vizinhas dela, Imerovigli e Firostefani, que são duas das mais bonitas de toda a Grécia.

Roteiro do 6º dia por Myknonos: escolha uma ou duas das melhores praias da ilha para conhecer. Indicamos as Paraga Beach e Platis Gialos Beach, que são duas das mais populares e têm infraestrutura para receber os visitantes. Ambas ficam na ponta sul da ilha, e distam 10 minutos de carro uma da outra. Depois, passeie pelo centrinho turístico de Mykonos. É lá que você verá as dezenas de casinhas, lojas e restaurantes com arquitetura branca e chão de pedras ou azulejos, que estamos acostumados a ver nos cartões-postais desta ilha. Aproveite o fim do dia para tomar um drink ou um café em um dos bares da região de Little Venice (ou Pequena Veneza). Durma na ilha.

Little Venice (ou Pequena Veneza)

Dia 7 do roteiro: das ilhas para Atenas (e regresso ao Brasil)

  • Seu último dia será mais corrido. Se tiver tempo, visite ainda alguma praia da ilha escolhida pela manhã.
  • Do contrário, ou após a praia, pegue o ferry para Atenas, onde você ainda pode aproveitar para fazer uma refeição com vista para a cidade antes de ir para o aeroporto (leia mais em melhores restaurantes em Atenas).

Fim de tarde em Atenas

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre o roteiro pela Grécia e Itália de uma semana, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial.

Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Garanta seus ingressos para a Grécia com antecedência!

Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que eles se esgotem meses antes!

Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios da Grécia e tire todas as suas dúvidas!

Acrópole de Atenas

Como usar o celular à vontade na Grécia?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!

Santorini, Grécia

Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre o roteiro pela Grécia e Itália de uma semana.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer