Quanto custa conhecer Meteora? Entradas, transporte e hospedagem

Quanto custa conhecer Meteora? Entradas, transporte e hospedagem

Descubra quando custa conhecer um dos monumentos e ícones da Grécia: Meteora! Veja como são as entradas, transporte e hospedagem:

Afinal, quanto custa ir para Meteora?

Meteóra é um complexo com vários mosteiros que fica a 550m de altura, e visita-lo exige uma combinação de gastos: transporte + ingressos de cada mosteiro.

Para chegar até Meteóra, o jeito mais fácil é partindo de Atenas. De lá, você pode escolher ir de carro, por conta própria, ou com uma excursão em trem (e cada um deles terá um custo diferente):

– De Atenas até Metéora de carro

Caso você alugue um carro na Grécia, poderá facilmente chegar a Meteóra com ele! A região fica a 350 km de Atenas, o que dá cerca de 4 horas dirigindo. A estrada principal para a rota (E75/A3) é tranquila, mas tem pedágios que somam cerca de 20 euros. Some ainda cerca de 50 euros de gasolina por trecho (ida/volta) e o aluguel do carro, que você pode calcular desde já através de um dos comparadores mundiais:

Para economizar no aluguel, temos uma dica antiga e que os leitores do Grupo Dicas já conhecem: o que mais te fará economizar é, ao invés de ir para uma locadora de carro direto, usar ferramentas de comparadores de preços. Nós sempre usamos duas:

Comparador de aluguel de carros 1: o maior comparador do Brasil, tem parcerias fortes, parcelam em até 12X e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF!

Comparador de preços de aluguel de carros 2: parecido, mas internacional e com muito mais empresas na sua busca. Não é possível parcelar o valor, mas pode ter boas promoções temporárias.

Como chegar até Metéora de carro
  • Se estiver com tempo, vale a pena parar ou até pernoitar em Delfos, uma cidade que fica mais ou menos no meio da caminho, sem desviar muito.

– De Atenas até Metéora de trem com excursão

Existe também uma excursão para Metéora de trem, que te dá a oportunidade de conhecer os mosteiros de Metéora, no cume de rochas íngremes, e uma cidade encantadora. A excursão é feita a partir da Estação Central de Atenas, de onde você sairá em um trem com direção a Kalambak.

Ao todo, você terá 4 horas de tempo livre para explorar o mosteiro que tem seis conventos de origem medieval, no topo do monte rochoso – cada ingresso custa 3 euros, a parte. Também poderá tirar dúvidas com o guia local, em inglês ou espanhol.

Meteóra, Grécia

A excursão a Metéora de trem pode ser combinada antes mesmo de você chegar a Atenas, online, com muito mais segurança. Nós sempre contratamos o serviço por essa empresa aqui, já que ela é uma das mais confiáveis do mercado e o preço é muito bom.

O custo é de cerca de R$ 600 para um bate e volta, ou o dobro para uma excursão de dois dias com visita a Delfos.

Além de todos os benefícios que eles oferecem, como assistência antes da viagem e cancelamento gratuito até 3 dias antes da atividade. Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados.

  • Indo sozinho: se quiser ir sozinho, terá de pegar um trem que sai da Estação Larissa, na linha vermelha, para Kalampa. Há uma troca de trens em Palaeofarsalos. A viagem dura cerca de 5h e os bilhetes podem ser comprados online ou na hora, nos guichês – mas recomendamos que você chegue cedo, pois a estação é enorme e não muito intuitiva.
Visita a Meteóra

Mas vale a pena visitar Meteora?

Sim!! Meteora é um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, com SEIS mosteiros construídos sobre pilares de rocha de arenito, na região noroeste da planície da Tessália, no centro do país. Você descobrirá muito além das praias gregas, sendo que o pico mais alto de seus mosteiros fica a 550m de altura, garantindo uma bela vista da região!

Metéora - Tessália

Nomes e horários dos Mosteiros

  • São Nicolau: no inverno, das 9h às 15h, fechando às sextas; no verão, das 9h às 17h, fechando às sextas.
  • Grande Meteoro: no inverno, das 9h às 14h, fechando às terça, quarta e quinta; no verão, das 9h às 15h, fechando terça-feira.
  • Varlaam: no inverno, das 9h às 15h, fecha quinta e sexta no inverno; abre das 9h às 16h, fecha sexta no verão.
  • Roussanou: no inverno, das 9h às 14h e fecha quarta; no verão, das 9h às 16h, e fecha quarta.
  • Santíssima Trindade: no inverno, das 10h às 16h e fecha quinta; no verão, das 9h às 16h e fecha quinta.
  • São Estevão: no inverno, das 9h30 às 13h e das 15h às 17h, e fecha segunda; no verão, das 9h às 13h30 e das 15h30 às 17h30, fechando segunda.

*Cada um cobra 3 euros de entrada.

  • Quais deles visitar? Se tiver com o tempo ou dinheiro apertado, dê preferência para visitar o Grande Meteoro, que é o maior, com afrescos, uma torre, capelas antigas, ossuário e um museu. Já o São Estevão é o único sem escadas (os demais têm entre 150 e 300 degraus!), interessante caso esteja com pessoas idosas ou com locomoção reduzida, mas normalmente mais visado pelos turistas por conta da igreja da Agios Charalampos. Todos os mosteiros têm características bem semelhantes entre si, com artefatos e afrescos do cristianismo ortodoxo, então pode ser repetitivo visitar mais de dois mosteiros.
Mosteiro Santíssima Trindade na Grécia

Quando visitar Meteóra?

Meteóra possui um clima típico do Mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e secos, assim como invernos chuvosos e relativamente suaves. Durante os meses mais quentes, ou seja, junho, julho e agosto, as temperaturas médias flutuam entre 27ºC e 29ºC.

Já nos meses mais frios e chuvosos – dezembro, janeiro e fevereiro – a média das temperaturas varia entre 11ºC e 13ºC. Embora seja raro, a ocorrência de neve durante esse período é possível devido à umidade do ar e à elevada altitude.

Rochas de Meteóra, Grécia

O período ideal para visitar Meteora, em termos climáticos, abrange de maio a setembro, quando as temperaturas permanecem acima de 20ºC e as chuvas são menos frequentes, tornando-se apropriado para visitação. No entanto, é aconselhável evitar os meses de alta temporada de férias de verão na Europa, de junho a agosto, para evitar a superlotação de visitantes nos mosteiros e a escassez de vagas nos estacionamentos. Caso isso seja uma preocupação, os meses de maio ou setembro são preferíveis.

Dicas para o dia da visita a Meteóra

  • Não há cafés nem restaurantes no topo dos mosteiros. Algumas barraquinhas vendem bebidas e salgadinhos no verão, mas recomenda-se levar comida na mochila.
  • Também não há banheiros ao Longo do Percurso/trilhas. Os sanitários estão localizados nos mosteiros e é aconselhável utilizá-los mesmo que não haja urgência.
  • É necessário um vestuário apropriado para entrar nos mosteiros: ombros devem estar cobertos, saias e bermudas precisam estar abaixo dos joelhos.

Dicas importantes para sua viagem à Grécia

HOSPEDAGEM: ficar em uma região boa, perto das principais atrações, é algo que faz TODA a diferença na viagem – acredite! Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente.

CARRO: os pontos turísticos e praias da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos), vale ver nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas para pagar menos.

INGRESSOS: não indicamos que você deixe para comprar ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, isso não é difícil de acontecer. Por isso, veja onde comprar os ingressos de passeios da Grécia e garanta os bilhetes daqueles que não quiser perder.

Atenas, Grécia

CHIP: poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário! Além de ficar conectado, você pode ver a previsão, mapas, GPS e mais. Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia – é super barato e você vai poder usar em qualquer região do país!

SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO: não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional, que é obrigatório para viajar para a Grécia! Veja nossa matéria deSeguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer