Está planejando viajar para a Grécia e não sabe qual ilha grega escolher? Descubra aqui como é cada uma das principais ilhas e defina seu roteiro perfeito!
- Vai viajar para Grécia? Não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia, com dicas para economizar MUITO tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá!
1. Ilha de Creta
- A maior das ilhas gregas. Conhecida por suas praias de águas cristalinas e rica história, é ideal para viajantes interessados em cultura, história e praias deslumbrantes.
Creta acaba sendo lembrada sempre por ser a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mar Mediterrâneo. Por sua enorme extensão, ela apresenta uma grande variedade de preços – e de paisagens, que vão de praias a sítios arqueológicos e aldeias antigas, bem como regiões mais simples e outras altamente luxuosas. A área de edifícios coloridos contrastando com o mar faz lembrar a relação do estado da Bahia, por exemplo, com o resto do Brasil.
- Se estiver planejando conhecer essa ilha, leia nossa matéria de o que fazer em Creta, na Grécia.
2. Ilha de Santorini
- Famosa por suas vistas panorâmicas, pores do sol deslumbrantes e arquitetura única de casas brancas e cúpulas azuis, é indicada para casais em lua de mel e viajantes românticos.
Santorini é uma das ilhas mais famosas e visitadas da Grécia. Banhada pelo Mar Egeu, ela é uma das mais distantes da parte continental da Grécia, e é marcada pelas casas brancas, ruas estreias em forma de labirinto e mar azul turquesa: o cenário perfeito para jantares românticos e muitas fotos.
As principais cidades da ilha, que são para onde os turistas mais vão, são Fira (a capital) e Oia – as duas estão a apenas 12 km de distância. Vale conhecer ambas, já que a ilha não é muito grande e você consegue dar uma volta completa nela em menos de 3 horas de carro.
- Para saber mais, leia nossa matéria de o que fazer em Santorini, com todas as dicas sobre essa ilha!
3. Ilha de Mykonos
- Reconhecida por sua vibrante vida noturna, que atrai famosos do mundo todo, praias animadas e arquitetura encantadora, é ideal para viajantes que procuram festas, diversão e cenários fotogênicos.
Assim como Santorini, Mykonos é uma das regiões mais lembradas da Grécia, e aquela que está no imaginário de quem pensa no país. A ilha é um destino jovem e de festas diurnas, mas que também preserva toda a sua identidade grega mais clássica.
Sua principal cidade é Chora, conhecida também como “cidade de Mykonos”, onde você encontrará a parte mais antiga da ilha, com igrejas, ruas charmosas e estreitas e as clássicas casas brancas gregas. Vale conhecer aqui o edifício Town Hall, o Museu Arqueológico e a Igreja Panayia Paraportiani. Um pouco mais afastada está a praia Super Paradise, umas das mais bonitas da Grécia.
- Veja mais na nossa matéria de o que fazer em Mykonos!
4. Ilha de Rodes/Rhodes
- Conhecida por suas antigas ruínas, castelos medievais e praias de águas cristalinas, é indicada para viajantes interessados em história, cultura e relaxamento à beira-mar.
Rodes (ou Rhodes), a maior das ilhas Dodecanesas da Grécia, é uma das ilhas mais turísticas e visitadas da Grécia, famosa por seus incríveis resorts, praias e ruínas importantes. É lá que está o Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros, o Colosso de Rodes, a Acrópole de Rodes, e praias como Prasonisi Beach e Anthony Quinn Bay. De lá, dá até para fazer um bate e volta para a ilha de Symi!
5. Ilha de Corfu
- Famosa por sua natureza exuberante, vilarejos pitorescos e influências venetianas, é ideal para viajantes que apreciam paisagens naturais, cultura local e gastronomia.
Corfu faz parte das ilhas Jônicas, assim como Kefalônia, Lefkada e Zaquintos, e é uma das ilhas mais turísticas e visitadas da Grécia. Não é tão visitada quanto Mykonos ou Santorini, claro, mas certamente é uma ilha muito procurada por turistas.
Ela tem um relevo cheio de montanhas acidentadas, duas importantes fortalezas da época em que foi dominada por venezianos, o grandioso Palácio de São Miguel e São Jorge, e um litoral cheio de resorts de luxo! Com muitas formações rochosas, o Canal d’Amour é um refúgio perfeito desta ilha. É possível nadar entre cavernas e túneis nessa praia, além de fazer mergulho com snorkel debaixo das águas cristalinas!
- Veja mais na nossa matéria de o que fazer em Corfu!
6. Ilha de Paros
- Reconhecida por suas praias paradisíacas, vilarejos tradicionais e atmosfera descontraída, é indicada para viajantes que buscam tranquilidade, beleza natural e autenticidade grega.
Paros é uma ilha do mar Egeu, vizinha a Naxos, na Grécia. Ela é simplesmente uma das maiores ilhas, dentre as Cíclades, e foi muito famosa na antiguidade pelo seu mármore. Ela é cheia de praias lindas, construções históricas e – o melhor – é mais barata do que outras ilhas que se tornaram mais turísticas, como Mykonos.
Lá você pode curtir a praia de Paralia Logaras e a Monastiri Beach, além de conhecer construções como a Church Panagia Ekatontapiliani. Saiba mais na matéria de o que fazer em Paros.
7. Ilha de Naxos
- Conhecida por suas extensas praias de areia dourada, sítios arqueológicos e paisagens montanhosas, é ideal para viajantes que desejam explorar a natureza, história e praias menos lotadas.
Naxos é uma ilha de pouco mais de 400 km² de área do mar Egeu, que pertence ao arquipélago das ilhas Cíclades – na verdade, Naxos é o centro da antiga Civilização Cicládica! Ela fica bastante próxima de Mykonos, e por isso é comum que turistas façam passeios de bate e volta até ela. É lá que fica Plaka, uma praia muito popular entre os europeus e ideal para relaxar.
Com pouca areia, que se mescla com as pedras e cascalhos, ela é bastante limpa e tem águas transparentes e tranquilas, além de pouco vento. O combo é perfeito para muita gente, e por isso ela tem ganhado aos poucos uma fama maior entre os viajantes – mas, ainda assim, é mais barata que outras como Mykonos.
8. Ilha de Skiathos
- Famosa por suas praias deslumbrantes, vida noturna animada e vegetação exuberante, é indicada para viajantes que buscam praias paradisíacas, atividades aquáticas e entretenimento noturno.
Skiathos cativa os visitantes com suas praias de areia branca banhadas por águas cristalinas. Com mais de 60 praias espalhadas ao longo da costa, a ilha oferece uma variedade de cenários para todos os gostos, desde enseadas isoladas até baías mais animadas, perfeitas para esportes aquáticos.
Ela também conta com sua vegetação exuberante, composta por pinheiros e oliveiras, e sua cidade principal, Skiathos Town, tem charmosas vielass, lojas tradicionais, restaurantes à beira-mar e uma vida noturna bem agitada. Para os amantes da história, o Bourtzi Fortress, uma antiga fortaleza veneziana, tem vistas panorâmicas da cidade e do mar.
9. Ilha de Milos
- Conhecida por suas impressionantes formações rochosas, praias de areia branca e a famosa estátua de Vênus de Milo, é indicada para viajantes que buscam paisagens vulcânicas únicas, tranquilidade e beleza natural preservada.
Milos é uma ilha vulcânica que faz parte do grupo das Cíclades, no Mar Egeu. Foi lá que encontraram uma importante estátua de Afrodite, e outras dos deuses Asclépio, de Posidão e de um antigo Apolo – que hoje pode ser vista em Atenas. Na ilha de Milos, há a praia de Kleftiko, com rochedos naturais perfeitos e mar azul-turquesa hipnotizante. Mas não só isso: há grutas e desfiladeiros no local que são parada obrigatória.
Visitar essa praia só é possível via barco, mas fique tranquilo pois há excursões diárias. Só não se esqueça de fazer uma reserva, especialmente se estiver viajando na alta temporada. O passeio à praia de Kleftiko, no geral, é imperdível!
- Para ler mais, veja nossa matéria de o que fazer em Milos, com todas as dicas sobre essa ilha!
A melhor forma de viajar entre as ilhas gregas
Nem todo mundo sabe, mas é possível conhecer as ilhas gregas de carro, viajando do continente até elas (e entre elas) via ferry boat. Sem dúvidas, é a melhor opção para conhecer as ilhas gregas: com ele, você aproveita todo o trajeto via mar, vendo de pertinho as belas paisagens das ilhas da Grécia, e conhece mais delas do que conheceria se estivesse indo apenas de avião.
Também é possível ir para ALGUMAS ilhas gregas de avião (Santorini, Mykonos, Creta, Rodes, Corfu e Cós), e esse caso até pode valer a pena se você encontrar uma boa promoção, embora perca a paisagem do trajeto.
Portanto, se o seu foco é economizar, o melhor a fazer é comparar o valor das passagens aéreas e de ferry boat. Lembramos que as viagens de ferry boat só ficam disponíveis para compra com alguns poucos meses de antecedência, por isso, se você estiver pesquisando com muita antecedência, não irá encontrá-las para suas datas, e o melhor a fazer é usar um valor atual como referência.
Os ferrys na Grécia são gigantes, e você pode viajar dentro deles a pé ou com seu carro. Ele serve apenas como um meio de transporte (não é um cruzeiro), por isso acaba sendo super barato e em conta para qualquer viagem.
Se quiser saber todas as ofertas de ferry boat da Grécia, para encontrar a que melhor se encaixa com a sua agenda ou verificar os preços, basta clicar aqui. Trata-se do maior comparador de ferry boat do mercado; um site que é super seguro e usado por turistas de todo o mundo (inclusive, por nós!).
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia
Agora que você já sabe tudo sobre qual ilha grega escolher para viajar, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.
Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial.
Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.
Garanta seus ingressos para a Grécia com antecedência!
Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que eles se esgotem meses antes!
Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios da Grécia e tire todas as suas dúvidas!
Como usar o celular à vontade na Grécia?
Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!
Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre qual ilha grega escolher para viajar.
Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.
Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:
O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer