
Descubra quais são as ilhas menos conhecidas da Grécia, mas que ainda valem muito a pena para turistar. São ilhas gregas para sair do óbvio!
- Vai viajar para a Grécia? Não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia, com dicas para economizar MUITO tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá!
1. Ilha de Paros
Paros é uma ilha do mar Egeu, vizinha a Naxos, na Grécia. Ela é simplesmente uma das maiores ilhas, dentre as Cíclades, e foi muito famosa na antiguidade pelo seu mármore. Ela é cheia de praias lindas, construções históricas e – o melhor – é mais barata do que outras ilhas que se tornaram mais turísticas, como Mykonos.
Lá você pode curtir a praia de Paralia Logaras e a Monastiri Beach, além de conhecer construções como a Church Panagia Ekatontapiliani.
- Lembramos que, fora da alta estação (que vai de junho a setembro), você já conseguirá pagar bem menos em voos, hospedagem e passeios na Grécia! Saiba mais em meses de alta e baixa temporada na Grécia.

2. Ilha de Lefkada
No Mar Jónico, ligada ao continente apenas por uma ponte, essa ilha é conhecida pelas suas deslumbrantes praias de águas cristalinas azul-turquesa, tão lindas quanto as das ilhas de Corfu ou Zakynthos. Ela também tem aldeias encantadoras, museus e mosteiros. Não deixe de visitar a Praia de Porto Katsiki, as Cachoeiras de Nydri e os lindos Lagos Marinhos de Lefkada!
Além de hotéis e restaurantes acessíveis, essa ilha permite que você chegue de carro! É um baita benefício, pois a viagem sai mais barata ainda, uma vez que você já precisaria do carro para circular pela ilha. Saiba mais na matéria de aluguel de carro na Grécia.

3. Ilha de Naxos
Talvez esta seja a ilha mais famosa desta lista. Naxos é uma ilha de pouco mais de 400 km² de área do mar Egeu, que pertence ao arquipélago das ilhas Cíclades – na verdade, Naxos é o centro da antiga Civilização Cicládica! Ela fica bastante próxima de Mykonos, e por isso é comum que turistas façam passeios de bate e volta até ela. É lá que fica Plaka, uma praia muito popular entre os europeus e ideal para relaxar.
Com pouca areia, que se mescla com as pedras e cascalhos, ela é bastante limpa e tem águas transparentes e tranquilas, além de pouco vento. O combo é perfeito para muita gente, e por isso ela tem ganhado aos poucos uma fama maior entre os viajantes – mas, ainda assim, é mais barata que outras como Mykonos.

4. Ilha de Rodes
Rodes (ou Rhodes), a maior das ilhas Dodecanesas da Grécia, é uma das ilhas mais turísticas e visitadas da Grécia, famosa por seus incríveis resorts, praias e ruínas importantes. É lá que está o Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros, o Colosso de Rodes, a Acrópole de Rodes, e praias como Prasonisi Beach e Anthony Quinn Bay. De lá, dá até para fazer um bate e volta para a ilha de Symi!

5. Ilha de Hydra
Em apenas duas horas de navio, saindo de Atenas, é possível chegar a esta ilha no Golfo Argosarônico, que tem uma arquitetura única preservada. Hydra difere das conhecidas ilhas Cíclades (Mykonos, Santorini etc), com casas diferentes e quase sem passagem para carros – ou seja, é preciso fazer muitas caminhadas para conhecer o lugar. As praias são na sua maioria pequenas enseadas com águas transparentes. E o cenário é lindo, servindo inclusive para a gravação de muitos filmes!

6. Ilha de Limnos
Conhecida pelas suas paisagens vulcânicas e aldeias pitorescas, Limnos (ou Lemnos) é uma ilha com uma mitologia fascinante em torno de Hefesto, o Deus do Fogo. Aqui você encontrará praias lindas e sítios arqueológicos (não deixe de visitar o Templo de Kavirio, a Antiga Ifestia e o Kastro van Myrina. Claro), em passeios bem baratos, com acomodação e refeições baratas também!

7. Ilha de Agistri
Agistri fica a apenas 1h de Atenas e oferece uma fuga excelente e econômica da capital. É a menor ilha do Golfo Sarónico e está repleta de praias vazias e florestas de pinheiros lindíssimas. Esta ilha é bem menos turística do que outras na área!
- Dica de outro destino barato próximo a Atenas: Aegina, que pode ser visitada em um passeio de bate e volta da capital e tem vilarejos coloridos!

8. Ilha de Ikaria
Também chamada de “Nikaria” pelos nativos, essa ilha é belíssima e um verdadeiro refúgio de tranquilidade. Trata-se de uma das únicas zonas do mundo onde as pessoas são mais saudáveis e vivem mais – as chamadas “Zonas Azuis” do mundo. Conheça as praias Seychelles, Na e Agios Georgios quando estiver por lá, para ver areia branca, águas de cor turquesa e paisagens maravilhosas.

9. Ilha de Alonissos
Nossa última dica das ilhas mais baratas da Grécia para conhecer é esta, que tem praias idílicas, paisagens exuberantes e um clima de simplicidade! Em Alonissos, você poderá mergulhar no Parque Nacional Marinho (o maior da Europa, protegendo golfinhos, aves marinhas raras e focas raras do Mediterrâneo), admirar enseadas escarpadas, olivais e pinhais. Além de, claro, provar as iguarias gregas nos restaurantes maravilhosos!

Como comprar passagens de ferry boat e viajar pelas ilhas gregas?
Para viajar de uma ilha a outra, ou da parte continental da Grécia para as suas ilhas, o meio de transporte mais usado é o ferry boat. Trata-se de uma opção barata e que permite que você economize muito na viagem, aproveitando todo o visual do trajeto que o ferry faz. Se você tiver a oportunidade de fazer essa viagem, nós recomendamos muito!

Os ferries são gigantes, e você pode viajar dentro dele de pé ou com seu carro. Se quiser ver todas as ofertas de ferry boat da Grécia, para encontrar a que melhor se encaixa com a sua agenda e bolso, basta clicar aqui. Trata-se do maior comparador de ferry boat do mercado; um site que é super seguro e usado por turistas de todo o mundo (inclusive, por nós!).
Dicas importantes para sua viagem à Grécia
HOSPEDAGEM: ficar em uma região boa, perto das principais atrações, é algo que faz TODA a diferença na viagem – acredite! Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente.
CARRO: os pontos turísticos e praias da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos), vale ver nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas para pagar menos.
INGRESSOS: não indicamos que você deixe para comprar ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, isso não é difícil de acontecer. Por isso, veja onde comprar os ingressos de passeios da Grécia e garanta os bilhetes daqueles que não quiser perder.

CHIP: poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário! Além de ficar conectado, você pode ver a previsão, mapas, GPS e mais. Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia – é super barato e você vai poder usar em qualquer região do país!
SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO: não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional, que é obrigatório para viajar para a Grécia! Veja nossa matéria deSeguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.
Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:
O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer