Confira um guia para ajudar os viajantes deficientes físicos que visitam a Grécia. Veja como é a acessibilidade do país, e como aproveitá-lo da melhor forma:
Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.
Acessibilidade na Grécia
Assim como nos demais países da Europa, a Grécia se preocupa com a adaptação de seus pontos turísticos, hotéis, museus e restaurantes para os deficientes. Apesar disso, por preservar muitos locais históricos e de ruínas, nem todos são totalmente acessíveis para o público com dificuldades motoras.
A maioria dos restaurantes da Grécia, também, contam com áreas externas com mesas e cadeiras, que podem ser rearranjadas para caber a cadeira de rodas. Como esses restaurantes costumam ficar em praças ou locais planos da cidade, não será um problema acessá-los. Os bares com terraço normalmente também contam com rampa ou elevador para os clientes.
1. Atenas
A capital da Grécia, Atenas, é uma cidade de muitas áreas com calçamento de pedras e elevações, mas em compensação, praticamente todos os seus principais hotéis contam com acessibilidade em suas áreas de lazer e quartos especiais.
- Na hora de reservar sua hospedagem na Grécia, certifique-se de que se trata de um local que tenha as especificidades necessárias, e que seja perto das principais atrações que você quer conhecer. Isso diminuirá o tempo de viagem, e ajudará a evitar problemas.
Já a Acrópole de Atenas tem um acesso especial para deficientes físicos, que leva até a área principal através de um elevador – mas que pode estar fechado em dias em muita chuva ou vento. O local também conta com o Museu da Acrópole, que tem rampas, elevadores, e entrada gratuita para visitantes com mobilidade reduzida e seu acompanhante.
– Transporte para deficientes físicos em Atenas
É possível pré-reservar a assistência necessária para fazer sua viagem com a companhia aérea pela qual você viaja, para ter toda a comodidade necessária tanto no voo quanto no Aeroporto Internacional de Atenas. Você pode indicar as suas limitações na hora da reserva, ou avisar a companhia com antecedência sobre suas necessidades.
Para se locomover na cidade, o táxi parece ser a opção mais fácil, mas avisamos que o sistema de metrô é ótimo e accessível – dá até para pegar do aeroporto diretamente para o centro da cidade -, tendo elevadores para as plataformas em praticamente todas as estações. Os ônibus também são opções de transporte que existem por lá, mas contam com menos acessibilidade do que o metrô. E ainda há o aluguel de carro para quem está viajando com mais gente, e que tem sido a principal opção dos brasileiros que vão para a Grécia.
2. Ilha de Mykonos
Grande parte do centro comercial da ilha de Mykonos é plana ou possui ruas e calçadas de pedra lisa com ligeiras inclinações – embora existam também algumas com degraus. O centro é rodeado por algumas áreas mais elevadas e íngremes, mas é possível evitá-las facilmente, e há muito o que conhecer em terrenos mais planos. O centro conta com uma boa seleção de hotéis e restaurantes em áreas planas, que podem ser acessados com facilidade.
Apesar de algumas praias de Mykonos mais afastadas terem o seu acesso dificultado, por conta das pequenas trilhas para chegar até elas, as principais praias da ilha são acessíveis. O acesso para deficientes de Mykonos é muito bom, por exemplo, na mundialmente famosa praia de Paradise Beach. Existem tábuas de madeira que levam a pessoa do pavimento ao mar, e que podem ser usadas por deficientes. As praias de Ornos ou Platis Gialos, por estarem em uma localização mais central e plana, também são boas opções.
3. Ilha de Santorini
Andar em Santorini, sendo deficiente físico, é um desafio – mas não é impossível! A geografia da ilha é bastante hostil, e muitos lugares, como a própria Caldeira (um dos pontos turísticos mais famosos), são praticamente inacessíveis em certos pontos. Além disso, em Santorini você encontrará escadas por toda parte, e mesmo onde não há escadas, as inclinações podem ser bastante íngremes.
Para deficientes físicos, o ideal é ficar hospedado e conhecer bem as regiões de Perissa e Kamari (que inclusive têm várias praias, restaurantes e lojas), pois são planas e fáceis de circular. Nessas regiões, não terá problemas na acessibilidade.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia
Agora que você já sabe tudo sobre o guia para deficientes físicos na Grécia, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.
Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial.
Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.
Garanta seus ingressos para a Grécia com antecedência!
Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que eles se esgotem meses antes!
Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios da Grécia e tire todas as suas dúvidas!
Como usar o celular à vontade na Grécia?
Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!
Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre o guia para deficientes físicos na Grécia.
Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.
Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:
O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer