Atenas

Visita à Acrópole de Atenas

Descubra a Acrópole (ou “Acropolis”) de Atenas, o principal ponto turístico da capital da Grécia, e parada obrigatória para qualquer turista. Confira a seguir informações sobre essa atração e como visitá-la:

Partenon, em Atenas

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito na Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais. Agora, veja abaixo todas as dicas sobre a visita à Acrópole de Atenas.

Afinal, o que é a Acrópole de Atenas?

A Acrópole de Atenas é uma das mais famosas edificações do mundo antigo, que fica sobre uma colina rochosa a 150 metros acima do nível do mar, e foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do governante Péricles. As acrópoles da Antiga Grécia eram as “cidades altas”, e precisavam sempre ser construídas no ponto mais elevado das cidades, servindo como proteção contra invasores de cidades inimigas. Mais tarde, essas construções passaram a ser sedes administrativas civis ou religiosas.

Vista ao longe da Acrópole de Atenas

É na Acrópole que fica o Partenon, ou Partenão, um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. também por iniciativa de Péricles. Trata-se do mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga, que representa a arquitetura grega e sua democracia. O Ministério da Cultura e Turismo grego tem um programa de restauração e reconstrução para assegurar a estabilidade dessa estrutura, que ainda mantém esculturas decorativas construídas há muitos séculos.

Panteão na Acrópole de Atenas

Aproveite e conheça o museu da Acrópole

O Museu da Acrópole é um museu arqueológico fundado em 1863 que abriga uma acervo de achados arqueológicos da própria Acrópole. Lá você encontrará esculturas clássicas e objetos dedicados ao culto de Atena e Àrtemis, bem como peças de uso cotidiano e utensílios usados nas Guerras Médicas, em 480 a.C.

Horários de visita e preços da Acrópole

A Acrópole de Atenas abre para visitas todos os dias da semana, das 8h às 20h – exceto nos dias 01/01, 25/03, 01/05, o domingo de Páscoa, 25/12 e 26/12. O ingresso custa 20 euros, ou 10 euros a entrada reduzida. Mas fique atento, pois a entrada é gratuita especificamente nos dias 6 de março, 18 de abril, 18 de maio e 28 de outubro, além de no último fim de semana de setembro e sempre no primeiro domingo do mês de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Sítio arqueológico de Atenas no verão

A entrada com bagagens grandes não é permitida. Só é possível entrar no sítio arqueológico com pequenas mochilas e bolsas. E se você tiver mais tempo em sua viagem, vale conhecer também a Colina Filopapo, acessível através de uma rota atrás da Acrópole. Lá você terá uma vista privilegiada da cidade e do pôr do sol.

Acesso à Acrópole e entrada para deficientes físicos

A Acrópole é acessível pelas estações de metrô “Acropolis” (linha vermelha) ou “Monastiraki” (linhas verde e azul). Também há locais para estacionar o carro dentro do sítio. Há um elevador disponível para pessoas com cadeiras de rodas, pessoas com habilidades reduzidas e pais sozinhos com dois ou mais bebês. O elevador está localizado a cerca de 350 metros da entrada principal, e não está disponível em dias de condições climáticas extremas e ventos fortes.

Elevador da Acrópole de Atenas

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Atenas

Agora que você já sabe tudo sobre a visita à Acrópole de Atenas, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto dos principais pontos turísticos, é algo que realmente vale a pena. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos de Atenas são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro na cidade. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato em Atenas, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Como usar o celular à vontade em Atenas?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade em Atenas. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo  o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis de Atenas:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *