5 coisas de graça para fazer em Atenas

Descubra 5 coisas que você pode fazer totalmente de graça durante sua viagem por Atenas, a capital da Grécia que respira cultura e história!

Parlamento de Atenas

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

1. Passear pelo bairro de Plaka

Plaka é o bairro mais antigo, atrativo, colorido e turístico de Atenas. Suas ruas de passagens estreitas e de arquitetura branquinha reproduzem, sem dúvidas, o autêntico visual grego. Aqui você encontrará muitos restaurantes, bares e lojinhas, além de pontos turísticos como a Anafiotika, Arco de Adriano, o templo de Eleusínio, o Museu de Arte Popular Grega e a Igreja de Agioi Anargyroi. Uma visita a este bairro não pode estar de fora da sua lista de o que fazer em Atenas.

Bairro de Plaka em Atenas

2. Explorar o bairro de Syntagma

Essa região leva esse nome pois é aqui que fica a Praça Syntagma, onde está o parlamento grego, e onde acontece a troca de guardas. É uma região central bastante movimentada, recebendo eventos e sendo até palco de manifestações. À noite, recomenda-se apenas ficar atento com os batedores de carteira. Bem perto do parlamento fica o Jardim Nacional, que é quase como um oásis de Atenas, tendo 160 mil m² e mais de 500 espécies de plantas.

Bairro de Syntagma em Atenas

3. Conhecer o Jardim Nacional de Atenas

Como dissemos acima, o Jardim Nacional é gigantesco e rico em fauna! Ele existe desde 1839, tendo sido destinado para a família real, e tornando-se público apenas em 1854. É lá que fica o grande Zappeion, uma construção de estilo neoclássico, além de uma bela fonte, um restaurante e muita área verde para passear.

Jardim Nacional de Atenas

4. Visitar outros parques de Atenas

– Jardim Botânico Diomedes em Atenas

O Jardim Botânico é tão bem escondido que nem todos os moradores sabem de sua existência. São 500 acres de belos jardins, com plantas antigas (como a planta de cicuta venenosa, que matou Sócrates, e a hera dedicada ao deus do vinho Dionísio), plantas medicinais e 25 lagoas.

Jardim Botânico Diomedes em Atenas

O jardim fica em Haidari, a poucos quilômetros de Atenas, e vale a visita, especialmente para quem gosta de jardinagem. Afinal, este é o maior jardim botânico do Mediterrâneo Oriental, com mais de 4.000 espécies trazidas de todo o planeta!

– Parque dos Flisvos em Atenas

Através de um bonde, você pode chegar a este “parque” à beira-mar, que na verdade é uma área verde para você caminhar, se exercitar nos equipamentos de academia ao ar livre, ou simplesmente desfrutar do ambiente ao som do mar. E ainda há um cinema ao ar livre no local!

Parque dos Flisvos em Atenas

– Parque Hymettus em Atenas

Conhecido na Grécia Antiga como o santuário de Zeus, esta montanha arborizada é a favorita dos atenienses, que vêm aqui para caminhar ou andar de bicicleta nas trilhas, observar os pássaros raros nos altos pinheiros ou conhecer o Mosteiro Kaisariani local, que data do século 11. O Hymettus também é um ótimo local para fazer piquenique, já que tem vistas espetaculares para as belíssimas montanhas de Parnitha.

Parque Hymettus em Atenas

– Parque Stavros Niarchos em Atenas

Com uma arquitetura de tirar o fôlego e exuberantes jardins, com fontes e playgrounds, o parque da Fundação Stavros Niarchos abriga a Biblioteca Nacional e a Ópera Nacional Grega – que tem uma vista panorâmica incrível do mar, da Acrópole e do horizonte da cidade.

Parque Stavros Niarchos em Atenas

Há pistas de corrida e ciclismo arborizadas no parque, e ele ainda costuma abrigar concertos e eventos culturais gratuitos, como exibições de filmes. É ideal para fazer piqueniques, jogar futebol ou fazer alguns alongamentos, além de conhecer os canais onde você pode andar de caiaque no verão

5. Subir o Monte Licabeto

O Monte Licabeto é o ponto mais alto de toda a Atenas, estando a 277 metros acima do nível do mar. Para subir ele, é preciso pegar um funicular no bairro de Kolonaki, em uma viagem super interessante. Lá do alto dá para ter uma vista de toda a cidade, além de o local abrigar uma capela e alguns restaurantes com culinária típica grega.

Monte Licabeto

Passeios pagos, mas que valem a pena:

Atenas também tem vários passeios pagos que são bem interessantes e valem a pena, mesmo não sendo gratuitos. Os que achamos imperdíveis são o ingresso para a Acrópole e os tours para Cabo Sunião e para Meteóra (ou ainda, o cartão de combo de ingressos, para quem tem mais dias de viagem). E o lugar mais barato para comprá-los é neste site de ingressos de Atenas, que é um dos sites mais famosos (e confiáveis) do mundo para comprar ingressos nas viagens pela Europa, EUA, Reino Unido etc.

A dica é comprar todos os ingressos antes, pela internet, pois além de serem sempre mais baratos, você economiza um BOM tempo que perderia nas filas das bilheterias, e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.

Cabo Sunião, Grécia

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Atenas

Agora que você já sabe tudo sobre as 5 coisas de graça para fazer em Atenas, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto dos principais pontos turísticos, é algo que realmente vale a pena.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos de Atenas são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro na cidade. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial.

Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato em Atenas, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Garanta seus ingressos para Atenas com antecedência!

Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como a cidade é super turística, não é difícil que eles se esgotem meses antes!

Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios em Atenas e tire todas as suas dúvidas!

Acrópole de Atenas

Como usar o celular à vontade em Atenas?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!

Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade em Atenas. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre as 5 coisas de graça para fazer em Atenas.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo  o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis de Atenas:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer