Saiba como é e o que fazer no inverno em Santorini, uma ilha cheia de atrativos! Indicamos alguns passeios para fazer nessa época, e lugares fechados interessantes para você se proteger do frio. A ilha costuma ser mais visitada durante o verão europeu, quando o tempo é mais agradável para passear, mas ainda há o que aproveitar, caso você viaje no inverno. Confira:
Se você vai viajar para Santorini, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito na Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.
Como é o clima de inverno em Santorini?
O inverno em Santorini estende-se de meados de dezembro a meados de março, e é marcado por chuvas constantes. As temperaturas neste período ficam entre os 9ºC e 18ºC, e o clima é marcado por muitas chuvas, especialmente em dezembro e janeiro. Mas, para além disso, os dias ficam mais curtos no inverno (há cerca de 9h30 de luz solar diariamente), e muitos hotéis, lojas e restaurantes fecham suas portas, já que esta é a baixa temporada para eles. Mas, ainda assim, pode ser uma boa experiência para quem prefere o frio, dentre os climas em Santorini, ou busca uma viagem diferenciada, longe dos tradicionais roteiros turísticos.
Como é a baixa temporada em Santorini?
Durante a inverno, considerado baixa temporada em Santorini, a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes da ilha fecham (e, por isso, os preços de hospedagem chegam a cair até 50%). O lado negativo, obviamente, é que você pode se deparar com algum estabelecimento que gostaria de visitar, fechado. No entanto, os preços são bem mais baratos, de forma geral, e a ilha fica MUITO mais vazia e calma/serena, lhe dando mais liberdade para passear, tirar fotos etc.
Dicas de o que fazer no inverno em Santorini
Com um clima diferente e menos pessoas nas ruas, o inverno pode mostrar um “lado B” de Santorini, diferente do que se costuma ver nas revistas e blogs de viagens. Escolhemos alguns passeios que são ideais para quem está viajando durante o inverno em Santorini:
1) Curtir as festas de inverno
Embora o pico da temporada de festas seja por volta de agosto, também há vida noturna agitada no inverno. Normalmente, entre quintas e domingos, você poderá curtir noites com DJs famosos e bandas ou cantores gregos ao vivo em bares, cafés ou restaurantes. Afinal, o povo grego gosta de se divertir o ano todo, e não somente no verão!
2) Visitar os museus e sítios fechados
Por causa do frio desta época, passeios em lugares fechados são ideais. Uma dica é o Museu Pré-Histórico de Fira, um museu com um acervo enorme composto principalmente por peças de Akrotiri do século 17 antes de Cristo, como folhas de oliveiras fossilizadas que existiam 60 mil anos atrás. O pequeno Museu Pré-Histórico de Fira fica na cidade de Fira e abre das 8 da manhã às 3 da tarde de terça a domingo, com o ingresso custando 3 euros.
Outra dica é o Sítio Arqueológico de Akrotiri, que mostra as ruínas de uma cidade do século 16 antes de Cristo, e só foi descoberto em 1960, pois estava escondido devido a uma erupção vulcânica que soterrou o local. Hoje ele funciona como um museu, com ruínas bem conservadas e casas ainda decoradas, com diversas cerâmicas de época. Se você pretende fazer essa viagem, fique atento: o sítio Arqueológico de Akrotiri fica aberto entre os meses de junho e outubro, de terça a domingo das 8h às 20h. A entrada, apesar de paga, não é cara, e por isso esse item está estre as principais coisas de o que fazer em Santorini.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Santorini
Agora que você já sabe tudo sobre como é e o que fazer no inacverno em Santorini, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Santorini na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.
Os pontos turísticos de Santorini são afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro por lá. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive ilhas vizinhas, como Mykonos, via ferry boat) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.
Como usar o celular à vontade em Santorini?
Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.
Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.
Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:
Como ir de Atenas até Santorini: todas as formas de ir do continente à ilha
O que fazer em Santorini: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Santorini
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer