Grécia

Roteiro pelas ilhas da Grécia

Confira aqui um roteiro completo pelas ilhas gregas, que preparamos especialmente para quem quer conhecer a melhor parte do mar da Grécia! É possível conhecer as ilhas gregas de várias formas diferentes, por isso veja as nossas dicas e escolha o melhor roteiro para a sua viagem!

Navagio Beach, na Grécia

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito na Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais. Agora, veja abaixo todas as dicas sobre o roteiro pelas ilhas da Grécia.

Quantos dias preciso para conhecer as ilhas gregas?

A Grécia tem mais de mil ilhas, se contarmos todas as regiões do país. No entanto, apenas 10% delas possuem mais de 100 habitantes, o que significa que a grande maioria não está preparada para receber viajantes. Quando falamos sobre viajar pelas ilhas gregas, normalmente nos referimos às ilhas do sul, que são as mais quentes e preparadas para o turismo – é lá que estão, por exemplo, Santorini e Mykonos.

Paisagem das ilhas gregas

Portanto, a resposta para a pergunta de quantos dias são necessários para conhecer as ilhas gregas é que depende de quantas ilhas você quer visitar. Dá para fazer um roteiro compacto só pelas melhores ilhas, que dura 5 dias. Mas também dá para fazer um roteiro bem completinho, com o melhor que a Grécia tem a oferecer, tendo mais de uma semana. Saiba mais sobre as recomendações:

Quais são as melhores ilhas gregas?

As ilhas consideradas mais bonitas na Grécia, pela maior parte do mundo, são: Santorini, Mykonos, Creta, Naxos, Cefalônia, Paros, Milos, Zaquintos (que tem a famosa praia Navagio). Cada uma delas tem suas peculiaridades, seja pela arquitetura, rochedos ou praias mais exóticas. As ilhas gregas são divididas entre Ilhas Jônicas (zona oeste do continente), Ilhas Cíclades (zona sudeste do continente), Ilhas Dodecaneso (zona ainda mais ao sudeste, perto da Turquia) e Creta (que, já citada aqui, é a maior ilha da Grécia e fica ao sul do continente).

Divisão de ilhas gregas

  • Ilhas Cíclades: são as mais famosas da Grécia. Com casinhas azuis e brancas, o arquipélago abrange Mykonos e Santorini, além de Milos, Folegandros, Ios, Paros e Naxos, Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Delos, Kea, Kimolos, Cítos, Serifos, Sikinos, Sifnos, Donousa, Irakleia, Koufonisia, Schinousa, Syros e Tinos.
  • Ilhas Jônicas: é onde fica a Navagio Beach (na ilha de Zaquintos), além das ilhas Kefalônia, Corfu, Paxos e Lefkada. Elas têm praias incríveis, mas você não encontrará nelas aquele visual de casinhas brancas, e sim muito verde.
  • Ilhas Dodecaneso: é um grupo de ilhas na extremidade leste do mar Egeu, junto à costa sudoeste da Turquia. É a região menos famosa, e que compreende as ilhas Agathonísi, Astilapeia, Halki, Calímnos, Cárpatos, Kassos, Kastelorizo, Cós, Lipsi, Leros, Nisyros, Patmos, Rodes, Symi e Tilos, além de 93 ilhotas.

Praia de Navagio Beach

Roteiro pelas ilhas gregas

Nós recomendamos que você, se puder, foque em conhecer somente as ilhas Cíclades ou somente as ilhas Jônicas em sua viagem. São agrupamentos de ilhas muito distantes um do outro, e você conseguirá conhecer muito mais as ilhas se focar em apenas um deles. De forma geral, as pessoas normalmente querem conhecer Santorini, Mykonos, Corfu, Creta, Rodes, Kefalônia, Millos e Ios, podendo também conhecer a Navagio Beach em Zaquintos. Abaixo, focaremos nas Ilhas Cíclades, que compreendem a maior parte dessas ilhas mais desejadas pelos viajantes:

1) Roteiro para quem tem pouco tempo de viagem

Se tiver pouco tempo disponível, faça um roteiro pela região das ilhas Cíclades mais próxima do continente. Se você sair da parte continenteal da Grécia, comece seu roteiro por Mykonos e passe ao menos dois dias na ilha, para explorar as suas melhores praias, o centro turístico e até fazer algum dos passeios por Mykonos. Depois, pode seguir para Naxos, uma ilha que está super próxima de Mykonos e que também tem praias lindas. A próxima parada pode ser Chora ou Milos, a depender da sua preferência. São ilhas lindas, mas Chora fica mais próxima, enquanto Milos exige um pequeno desvio do caminho. Se houver tempo, visite as duas e passe ao menos um dia em cada uma! Por fim, termine seu roteiro em Santorini, que é uma das ilhas mais famosas da Grécia e tem muito o que fazer em seu interior. Só este percurso já vai te tomar, ao menos, 5 ou 6 dias de viagem.

Roteiro mais curto pelas ilhas da Grécia

2) Roteiro para quem tem mais tempo de viagem

Com mais tempo de viagem, você pode ir além do roteiro citado acima. A ideia é fazer todo o roteiro “mais curto” que descrevemos – já que ele compreende as principais ilhas – e partir para Rodes e Creta, que são duas ilhas maravilhosas, também ao sul da Grécia, mas que estão um pouco mais distantes entre si. Creta, principalmente, é enorme, e você poderá explorar bem as suas regiões e praias. Depois de conhecer o melhor que as ilhas do sul da Grécia tem a oferecer, você ainda pode tentar explorar a região das ilhas oeste do continente grego, as Jônicas, onde estão Zaquintos, Kefalônia e Corfu. Você precisará ir de avião, e um voo de Creta para Corfu, por exemplo, dura cerca de 2h30, custando pouco menos de 200 euros.

Roteiro mais longo pelas ilhas da Grécia

Como se locomover entre as ilhas gregas?

1) Carro

Nem todo mundo sabe, mas dá para chegar a todas as ilhas da Grécia via carro e ferry boat, o que, na nossa opinião, é a melhor opção, já que você aproveita todo o trajeto vendo de pertinho as belas paisagens das ilhas da Grécia, e conhece mais delas do que conheceria se estivesse indo apenas para uma dessas ilhas de avião.

Passeio de carro pelas ilhas da Grécia

Se você tiver a oportunidade de fazer esse trajeto, é o que nós mais recomendamos! Os ferrys são gigantes, e você pode ir dentro dele a pé ou com seu carro. Ele serve apenas como transporte (não é um cruzeiro), por isso acaba sendo super barato. Se quiser saber todas as ofertas de ferry boat da Grécia, para encontrar a que melhor se encaixa com a sua agenda, basta clicar aqui. Trata-se do maior comparador de ferrys do mercado, um site que é super seguro e usado por turistas de todo o mundo (inclusive, por nós!).

Ferry Boat na Grécia

E você pode deixar para alugar seu carro quando chegar na ilha, já que as locadoras de carro ficam lá mesmo, no porto, e o automóvel é essencial para se locomover na ilha. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber e dicas para conseguir preços incríveis usando comparadores de preços. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena. Com o carro você ainda tem a flexibilidade de poder ir a qualquer lugar, a hora que quiser, levando consigo suas compras do dia.

2) Avião

Uma das opções mais buscadas para viajar pelas ilhas gregas é de avião. Mas essa não é necessariamente a melhor forma de ir: essa opção pode ser muito boa para quem está com pouco tempo de viagem, mas você poderá perder boa parte das belas paisagens que estão entre um destino e outro. Além disso, o preço da viagem de avião varia muito, e nem sempre existem voos entre uma ilha e outra, caso sejam muito pequenas.

Avião em Atenas

Nessas horas, é importante se planejar bem e uma grade dica que nós damos é que você use algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para a Grécia. Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Só de utilizá-lo, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.

3) Navio

Existem algumas agências que fazem o percurso das principais ilhas de navio, mas nós não indicamos pois não temos conhecimento sobre elas ou confiança nas mesmas. Nos sites que indicam rotas pela Grécia, essa costuma ser a opção menos recomendada por conta do alto preço da viagem e da pouca comodidade. Mas é importante que você saiba que essa opção também existe.

Navio em Santorini

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre o roteiro pelas ilhas da Grécia, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Como usar o celular à vontade na Grécia?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.

Santorini, Grécia

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *