Monte Athos na Grécia

Conheça e saiba como visitar o Monte Athos, uma das maravilhas históricas da Grécia que se destaca por ser um destino singular, com uma beleza cênica e importância religiosa:

Monte Athos na Grécia

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

Afinal, o que é o Monte Athos?

O Monte Athos, também conhecido como Agion Oros, é uma península montanhosa localizada na região da Calcídica, no norte da Grécia. O local tem uma história rica e é famoso por ser um importante centro da fé ortodoxa oriental. No Monte Athos, encontra-se a Santa Montanha, onde vários mosteiros e eremitérios têm existido por mais de mil anos. Esses mosteiros são o epicentro do monasticismo ortodoxo e têm sido centros de aprendizado, contemplação espiritual e preservação cultural ao longo dos séculos.

A visita ao Monte Athos é uma experiência única e restrita, pois o local é habitado por monges ortodoxos (apenas homens) e é considerado uma república monástica autônoma. Visitantes do sexo masculino são permitidos, e as mulheres não têm acesso ao Monte Athos, devido a uma antiga tradição que proíbe a entrada de mulheres. Para visitar o Monte Athos, é necessário obter uma permissão especial, conhecida como “diamonitirion,” emitida pelas autoridades religiosas e civis gregas.

Casas do Monte Athos na Grécia

Durante a visita, os turistas podem explorar os mosteiros, eremitérios, igrejas e museus da região, bem como desfrutar da beleza natural das montanhas, florestas e praias. A atmosfera de serenidade e espiritualidade é palpável, e a experiência oferece uma visão rara da vida monástica ortodoxa.

  • Quanto tempo dura o passeio? A duração da visita pode variar, mas muitos turistas optam por estadias de vários dias para explorar adequadamente o Monte Athos e experimentar a vida monástica. Excursões de um dia também são possíveis, mas apenas algumas áreas e mosteiros podem ser visitados em um período tão curto.

O Monte Athos é o lar de 20 mosteiros ativos, cada um com sua própria história e arquitetura únicas. Os monges do Monte Athos seguem uma rotina rigorosa de orações, trabalho e estudo, o que cria uma atmosfera de paz e contemplação.

A península abriga uma incrível variedade de flora e fauna, tornando-a um destino perfeito para os amantes da natureza. Além da beleza natural, a arte religiosa e os manuscritos antigos preservados nos mosteiros são tesouros culturais inestimáveis.

Vista da encosta do Monte Athos na Grécia

A visita ao Monte Athos é ideal para aqueles que buscam uma experiência única, enriquecedora e espiritual. Os amantes da história, da arquitetura religiosa e da natureza também encontrarão muito para apreciar neste destino. É importante respeitar as regras e regulamentos rigorosos do local, o que significa que apenas homens podem visitar o interior – e é necessário seguir um código de vestimenta modesto.

Como chegar até o Monte Athos?

Para chegar ao Monte Athos, os visitantes geralmente viajam para a cidade de Ouranoupoli (a 2 horas de carro de Tessalônica), que serve como ponto de partida para a península. De Ouranoupoli, pode-se pegar um ferry boat que leva os visitantes a várias áreas do Monte Athos. É importante reservar com antecedência, pois o número de visitantes diários é restrito!

Independente de se você vai para o Monte Athos, ou se quer só viajar para as ilhas gregas, reforçamos que o ferry boat é uma opção barata e que permite que você economize muito na viagem, aproveitando todo o visual do trajeto que o ferry faz. Se você tiver a oportunidade de fazer essa viagem, nós recomendamos muito!

Ferry boat na Grécia

Os ferries são gigantes, e você pode viajar dentro dele de pé ou com seu carro. Se quiser ver todas as ofertas de ferry boat da Grécia, para encontrar a que melhor se encaixa com a sua agenda e bolso, basta clicar aqui. Trata-se do maior comparador de ferry boat do mercado; um site que é super seguro e usado por turistas de todo o mundo (inclusive, por nós!).

E se você ainda não reservou o seu aluguel de carro para a Grécia, não deixe de ver nossa matéria sobre como alugar um carro por mais barato na Grécia.

Dias e horários de funcionamento

O Monte Athos está aberto para visitação durante grande parte do ano, embora existam restrições e horários específicos para visitas. Geralmente, os mosteiros têm horários específicos para receber visitantes, e esses horários podem mudar ao longo do ano devido a feriados religiosos, festividades ou outras considerações. Normalmente, a visitação ocorre durante as manhãs, com a maioria dos mosteiros abrindo suas portas por volta das 9h00 e encerrando as visitas por volta das 13h00.

Após o encerramento das visitas da manhã, muitos mosteiros têm um período de descanso e orações. Alguns mosteiros podem abrir novamente no final da tarde para visitas noturnas, mas a disponibilidade desses horários pode variar.

É importante verificar com antecedência as datas exatas de abertura, pois podem haver fechamentos temporários devido a eventos religiosos ou necessidades de manutenção. Além disso, é importante lembrar que o número de visitantes diários é limitado, e é recomendável fazer reservas antecipadas para garantir a disponibilidade.

A melhor época para visitar o Monte Athos é durante a primavera e o outono, quando o clima é mais ameno e as paisagens estão em plena floração. Evite o auge do verão, quando as temperaturas podem ser escaldantes e as áreas de visitação podem estar mais cheias.

Noite no Monte Athos na Grécia

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre o Monte Athos na Grécia, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial.

Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Garanta seus ingressos para a Grécia com antecedência!

Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que eles se esgotem meses antes!

Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios da Grécia e tire todas as suas dúvidas!

Acrópole de Atenas

Como usar o celular à vontade na Grécia?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!

Santorini, Grécia

Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre o Monte Athos na Grécia.

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer