Grécia

Melhores museus da Grécia

Confira uma lista dos museus da Grécia mais famosos e saiba o que você encontra em cada um deles, bem como horários e outras informações. A Grécia é um dos países mais ricos do mundo no quesito conteúdo histórico, e por isso você encontrará museus com acervos extremamente grandes e raros por lá. Descubra agora quais são os principais:

Interior do Museu Arqueológico de Atenas

Se você vai viajar para Grécia, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem para a Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

1) Museu da Acrópole

O Museu da Acrópole é um museu arqueológico fundado em 1863 que abriga um acervo de achados arqueológicos da própria Acrópole, o principal entre os pontos turísticos de Atenas. Lá você encontrará esculturas clássicas e objetos dedicados ao culto de Atena e Àrtemis, bem como peças de uso cotidiano e utensílios usados nas Guerras Médicas, em 480 a.C. Visite o piso mais baixo para ver as escavações, e passeie pelas galerias para admirar as esculturas raras e objetos rotineiros que foram encontradas em santuários.

Museu da Acrópole de Atenas

O museu costuma funcionar todos os dias, mas seus horários mudam de acordo com a estação do ano. Normalmente, as visitas podem ser feitas das 9h às 17h. O ingresso para visitar esse museu também varia de 5 a 10 euros, de acordo com a temporada.

2) Museu Arqueológico de Atenas

Fundado em 1889, este é, sem dúvidas, uma dos museus arqueológicos mais importantes do mundo. Ele é o maior museu da capital grega, contendo 20 mil peças distribuídas pelos seus 8 mil m², incluindo uma coleção repleta de itens pré-históricos, com armas, jóias, utensílios rotineiros e religiosos. Há ainda uma enorme biblioteca de fotografias e manuscritos raros no local.

Entrada do Museu Arqueológico de Atenas

O museu costuma funcionar das 13h às 20h nas terças-feiras, e das 8h às 20h nos demais dias da semana (atenção: em determinados períodos do ano, o museu pode abrir mais tarde e fechar mais cedo, por isso confira o horário no site oficial antes da sua visita). O valor do ingresso de entrada também varia de 6 a 12 euros, dependendo da época do ano, e há um bilhete único válido para três dias, que custa 15 euros – este bilhete também vale para entrar no Museu Arqueológico Nacional, Museu da Inscrição, Museu Numismático e Museu Bizantino e Cristão. Como o museu é enorme, muita gente acaba escolhendo esta última opção.

3) Museu Goulandris de Arte Cicládica

Datado de 1986, este museu é o responsável por expor a coleção de arte de Cíclades e de Dolly Goulandris. Em seus primeiros dois andares, você encontrará objetos da civilização de Cíclades; no terceiro andar, poderá conferir exposições temporárias; e no quarto andar, há peças de arte antiga grega de K. Politis. Há ainda uma parte mais nova do museu, a Manção Sthatatos, onde estão peças da Academia de Atenas.

Museu Goulandris de Arte Cicládica

O museu funciona todos os dias, com a exceção de terça-feira, das 10h às 17h. Nas quintas-feiras, ele permanece aberto até às 20h, e aos domingos, abre uma hora mais tarde, às 11h. Seu ingresso custa 7 euros, mas às segundas-feiras tem um desconto e sai por apenas 3,50.

4) Museu Benaki em Atenas

Localizado em um prédio neoclássico de 1895, o local trata-se, na verdade, de três museus separados, cada um especializado em um assunto. O Benaki tem uma extensa coleção de objetos que datam desde 3000 a.C. até princípios do século 20. Seu primeiro andar abriga a coleção sobre a pré-história, a Grécia Clássica e Helenística, e sobre o período do Império Romano e Bizantino. Já o segundo andar tem exposições temporárias, um café e restaurante, e uma varanda com vista para a cidade.

Museu Benaki em Atenas

Por fim, o terceiro andar reúne pinturas ligadas à politica e às guerras gregas. O museu funciona de quartas a domingos, das 9h às 17h, fechando duas horas mais cedo aos domingos. O preço de seu ingresso é de 12 euros, ou 8 euros para as exposições temporárias. Há um áudio-guia gratuito que você pode usar pelo celular, desde que tenha o aplicativo de QR Codes, e que funciona em grego, inglês, francês, espanho, russo e chinês.

5) Museum of Ancient Greek Technology – Katakolo

Em um edifício histórico Art Nouveau na 6 Pindarou Str. And Akadimias está o Museum of Ancient Greek Technology, que pertenceu à família da Rainha Aspasia Manos, esposa de Alexandre I. Com uma área total de 700 metros quadrados, o museu oferece aos visitantes a oportunidade única de conhecer um aspecto relativamente não divulgado da cultura grega antiga, que é sua tecnologia. São 100 exposições selecionadas, com itens interativos, shows e até cinema.

Museum of Ancient Greek Technology - Katakolo

6) Archaeological Museum of Thebes – Tebas

Como o próprio nome já entrega, esse é um museu arqueológico de peças encontradas em Tebas e regiões próximas. Ele funciona de quartas-feiras a segundas-feiras, das 8h às 20h, e tem peças únicas, que remontam a história do país. O museu é semelhante aos demais citados nesta lista, mas mesmo assim, é um dos principais da Grécia.

Archaeological Museum of Thebes - Tebas

7) Museu Pré-histórico de Fira – Santorini

Um dos museus mais famosos da ilha de Santorini, o Museum of Prehistoric Thira (em português, Museu Pré-histórico de Fira) preserva artefatos excepcionais de escavações na ilha, que foram encontrados ao longo das últimas centenas de anos. Ele fica localizado em Fira, e abriga esculturas, cerâmicas, estátuas, pequenos vasos e achados do antigo cemitério de Thera. Além disso, lá também existem objetos do século 17 antes de Cristo e folhas de oliveiras fossilizadas que estavam dentro da caldeira 60 mil anos atrás.

Museu Pré-histórico de Thira

8) Museu Arqueológico de Fira – Santorini

Localizado no centro da ilha de Santorini, em Fira, o Museu Arqueológico de Fira existe desde 1902 e reúne obras de arte, cerâmicas, estátuas, afrescos, ferramentas e painéis dos povos cretenses, escavados em Akrotiri, a Ancient Thera e outras áreas em Santorini. É muito interessante para entender o estilo de vida, lendas e crenças dos antigos habitantes dessa terra.

Museu Arqueológico de Fira

9) Museu Arqueológico de Mykonos – Mykonos

Este é, sem dúvidas, o principal museu que existe em Mykonos. Aqui você verá túmulos da ilha vizinha de Rhenia, vasos, esculturas e figuras de arte de décadas passadas (até do século 25 antes de Cristo!), preservadas e bastante interessantes. É um museu pequeno, se comparado aos museus de Atenas, mas conta com centenas de peças que vão de joias a utensílios domésticos. É um ponto turístico bastante belo e único, que funciona de meados de abril até o fim de outubro (de segundas a quartas, das 8h30 às 16h, e das quintas aos sábados, das 9h às 21h). Fora deste período, o museu fica temporariamente fechado para o inverno. Além disso, sua taxa de admissão é de 4 euros, mas a entrada é gratuita nos feriados nacionais e em 6 de março, 18 de abril, 18 de maio e na última semana de setembro.

Interior do Museu Arqueológico de Mykonos

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Grécia

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores museus da Grécia, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Atenas na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Atenas, Grécia

Os pontos turísticos da Grécia são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro no país. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive, países vizinhos) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Como usar o celular à vontade na Grécia?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de atrações, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.

Santorini, Grécia

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

O que fazer em Atenas: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Atenas
Compras em Atenas: guia completo para fazer boas compras na Grécia
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *