Mykonos

Natal em Mykonos

Saiba como é o Natal em Mykonos e como os gregos celebram essa data por lá, com dicas de onde passar e muito mais sobre e ilha nessa época. Confira abaixo tudo sobre como é passar o Natal em Mykonos, na Grécia:

Restaurante durante o Natal em Mykonos

Se você vai viajar para Mykonos, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito na Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais. Agora, veja abaixo todas as dicas sobre o Natal em Mykonos.

Como é o Natal em Mykonos?

Mykonos é uma ilha muito agitada no verão, cheia de clubes e com uma vida noturna animada. No entanto, no inverno, que é a estação do ano do Natal por aqui, ela fica mais quieta. Portanto, não espere grandes festas nessa época! É claro que haverá sim algumas comemorações, jantares especiais, além de a região continuar bonita o ano todo; mas a ilha fica muito mais deserta (e com boa parte de seu comércio fechada), e pode ventar mais do que no resto do ano.

Mykonos fica vazia durante o Natal

Clima de Natal em Mykonos

Entre o final de dezembro e início janeiro, Mykonos é um pouco mais fria, com a temperatura variando de 8 a 13 graus Celsius. Também pode chover em 3 ou 4 dias durante a sua estadia, mas isso não é motivo para preocupação. Não há possibilidade, por exemplo, de neve ou gelo. Só lembre-se de levar uma jaqueta de inverno, uma capa de chuva e alguns suéteres e calças.

Apresentação de Natal para as crianças em Mykonos

Noite de Natal

Hotéis mais famosos, assim como os restaurantes que continuam abertos, costumam oferecer ceias de Natal para as pessoas que estão na ilha. Existem duas sobremesas típicas, que você verá muito nessa época: os biscoitos de amêndoa kourabiedes, e a melomakarona, um doce em forma de ovo, feito principalmente com farinha, azeite e mel. Apesar do pouco comércio aberto, para os poucos turistas, o mais comum é que as pessoas apenas se reúnam com seus entes queridos em casa. Aliás, a árvore de Natal é considerada uma tradição diferente, e muitos gregos preferem “criar barcos com luzes”, no chamado “karavakia”. Alguns barcos de verdade, inclusive, podem ser vistos no cais ao redor da ilha, cheios de luzes.

Tradição de Natal em Myknonos: "karavakia".

Uma das experiências mais emocionantes do Natal é ouvir as crianças da ilha cantando canções natalinas, ou Kalanta, no dia 24 de dezembro. Pode-se ver pequenos grupos de crianças correndo pelas ruas sinuosas de Chora, por exemplo, desde muito cedo pela manhã. Eles carregam um triângulo musical e um barco de brinquedo, e batem nas portas dos vizinhos perguntando se podem “cantar” (dizem: “Na ta poume?”). Se você quiser ouvir a música deles, a resposta é “Peite ta” – e esteja preparado para dar uma recompensa. Ainda existe uma festa tradicional de Natal em Mykonos, a Agios Stefanos, mas que só acontece em 27 de dezembro, nos entornos da igreja de Agios Stefanos. Nela, as pessoas se reúnem para cantar, tocar e dançar.

Melomakarona, doce de Natal em forma de ovo, feito com farinha, azeite e mel

Extra: Epiphany Day

O Epiphany Day é uma grande celebração em Mykonos, porque é o dia em que começa a “balosia”. Este feriado, que acontece só no dia 6 de janeiro, é uma das mais antigas celebrações cristãs. Acredita-se que foi quando Jesus foi batizado no rio Jordão. Dançarinos e violinistas andam pela ilha nesse dia em fila, e é comum que jovens homens pulem nas águas frias de lagos ou rios para serem “abençoados”.

Festa do Epiphany Day

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Mykonos

Agora que você já sabe tudo sobre o Natal em Mykonos, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Mykonos na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Onde ficar em Mykonos

Os pontos turísticos de Mykonos são bem afastados entre si, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro por lá. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares (inclusive ilhas vizinhas, como Santorini, via ferry boat) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial. Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Usando o celular à vontade em Mykonos

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia.

Santorini, Grécia

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

Como ir de Atenas até Myknos: todas as formas de ir do continente à ilha
O que fazer em Mykonos: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Mykonos
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *