Ano-novo em Creta

Saiba como é o ano-novo em Creta e como os gregos celebram o réveillon por lá, com dicas de onde passar e muito mais!

Fogos de artifício de ano-novo em Creta

Se você vai viajar para Creta, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem à Grécia. São várias dicas que vão fazer você economizar MUITO na sua viagem, tanto no planejamento quanto em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos na sua viagem e poder aproveitar ainda mais.

Como é o ano-novo em Creta?

Um mês antes do ano-novo, Creta começa a ficar repleta de decorações natalinas (em comemoração ao Natal em Creta) com luzinhas que deixam a ilha ainda mais charmosa! Como o ano-novo é celebrado no inverno, espera-se que a ilha fique mais vazia e “quieta” nesta época. Portanto, não espere grandes festas!

Região de Chania em Creta

É claro que haverá sim algumas comemorações de ano-novo, queima de fogos, além de a região continuar bonita o ano todo; mas a ilha fica muito mais deserta (e com boa parte de seu comércio fechada), e pode ventar mais do que no resto do ano (mas não se preocupe, pois a temperatura mínima raramente é menor do que 9ºC). Ainda assim, Creta é um destino que vem sendo cada vez mais procurado pelos viajantes para passar o Réveillon.

Onde para passar o ano-novo em Creta

A maioria das pessoas em Creta passa o último dia do ano com suas famílias, mas é possível passar a virada do ano em um restaurante-bar ou hotel. Assim, você aproveita um cardápio delicioso e acompanha a queima de fogos com muito conforto. Uma opção é o Olive Green Hotel, que promove uma noite especial. E, claro, você sempre pode passar a virada do ano na praia, com quem estiver, e assistindo à queima e fogos. Neste caso, é recomendável ficar em uma praia próxima ao centro turístico.

Bar em Creta

Tradições de ano-novo em Creta

Assim como em todas as partes do mundo, a Grécia tem algumas tradições de ano novo. No dia 31, crianças de todas as idades saem batendo de casa em casa com triângulos musicais, cantando a música “kalandra”. É comum que essas crianças ganhem doces e dinheiro dessas casas. Além disso, apesar de ser uma tradição antiga e não tão frequente hoje em dia, há quem troque os presentes de Natal apenas no dia 31 de dezembro.

Uma última tradição nesta época é comprar um vasilopita, uma espécie de bolo amanteigado, que é cortado em fatias precisamente à meia-noite. Alguma pessoas escondem uma moeda dentro do bolo no momento do cozinhamento, e dizem que a pessoa que pegar a fatia com a moeda tem a sorte garantida para o próximo ano. Essas tradições são mais comuns no continente, como no Natal em Atenas, mas você ainda as encontrará em Creta.

Doce vasilopita - tradição de ano-novo na Grécia

Outro costume comum em Creta consiste em pegar uma cebola (da espécie scilla Maritima) do chão e pendurá-la em algum lugar. Os moradores acreditam que uma certa “força vital” pode ser transmitida para objetos animados e inanimados, trazendo boa sorte. Por fim, a quebra da romã também é um costume, pois simboliza boa sorte, fertilidade e abundância.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Creta

Agora que você já sabe tudo sobre o ano-novo em Creta, uma dica legal e que faz toda a diferença na viagem é escolher bem a localização do seu hotel para conseguir se hospedar perto de tudo o que você precisa. Ficar em uma região legal, perto das principais praias e pontos turísticos, é algo que faz toda a diferença na viagem.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Creta na Grécia, pois lá damos todas as dicas das melhores regiões para se hospedar e como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente, ou até em promoção. Com certeza você conseguirá curtir muito mais sua viagem.

Costa de Creta

A ilha de Creta é a maior de todas as ilhas gregas, e por isso cada vez mais brasileiros têm optado por alugar um carro por lá. Para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares em pontos distantes (inclusive ilhas vizinhas, com ferry boat) e fazer compras com tranquilidade, alugar um carro se torna essencial.

Por isso, veja nossas dicas de como alugar um carro barato na Grécia, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores. É muito mais barato do que as pessoas pensam e realmente vale a pena.

Como usar o celular à vontade em Creta?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre praias, pontos turísticos, acessar os aplicativos de previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!

Como usar o celular à vontade em Creta

Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Grécia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Creta, Atenas, Mykonos, Santorini e qualquer lugar da Grécia; além de pesquisar tudo sobre o ano-novo em Creta.

Garanta seus ingressos para a Grécia com antecedência!

Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como o país é super turístico, não é difícil que eles se esgotem meses antes!

Praia de Creta

Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Europa super confiável e que vende ingressos para a Grécia de uma maneira fácil e intuitiva – e com tudo traduzido para o português! Se quiser conferir, veja nossa matéria de ingressos para passeios da Grécia e tire todas as suas dúvidas

Não se esqueça do Seguro Viagem para a Grécia

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e as dicas para fazer um excelente seguro, conseguindo economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis da Grécia:

Quanto dinheiro levar para Creta: calcule as depesas de viagem
O que fazer em Creta: lugares e pontos turísticos imperdíveis de Creta
Principais cidades da Grécia: regiões imperdíveis para conhecer